Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime!

PM se preparou para agir contra golpistas dias antes de invasões, mas escolheu apoiá-los, diz documento

Grupos de terroristas depredaram os prédios do Congresso e STF, além do Palácio do Planalto

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocupam prédio do Congresso Nacional, em Brasília - Imagem: reprodução/Facebook
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocupam prédio do Congresso Nacional, em Brasília - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 09/01/2023, às 11h03


A Polícia Militar do Distrito Federal foi alertada que haveria uma manifestação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dois dias antes do atos terroristas em Brasília (DF). A corporação também havia sido orientada a impedir que extremistas entrassem na Praça dos Três Poderes.

De acordo com o portal UOL, um documento da Secretaria de Segurança Pública do DF lista diversas medidas que não foram adotadas pela corporação e facilitaram a invasão e depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e sede do STF na tarde do último domingo (8).

O documento confirma que a PM sabia das manifestações pró-Bolsonaro e não executou o plano previsto para contê-las. As autoridades federais estão investigando se os agentes foram coniventes e permitiram a ação dos invasores de propósito.

Entre as ações que poderiam ter sido realizadas pelos agentes, estavam o fechamento da Esplanada dos Ministérios para veículos e policiamento ostensivo na região.

A SSP havia criado o plano de segurança e contenção, por meio de levantamentos de inteligência e divulgação dos protestos nas redes sociais.

O que a PM poderia ter feito para impedir a invasão:

  1. fechado o trânsito para veículos na Esplanada caso fosse acionada;
  2. planejado e executado policiamento ostensivo para manter a ordem pública "empregando efetivos e meios necessários";
  3. executado policiamento e monitoramento nas rodovias de acesso ao DF, prevenindo o trânsito de veículos para a área central da capital federal;
  4. reforçado o policiamento ostensivo em centrais de distribuição de combustíveis;
  5. policiado ostensivamente o deslocamento dos manifestantes;
  6. acompanhado todo o ato para "manter a ordem e a segurança pública", mantendo a integridade "das pessoas e do patrimônio";
  7. impedido que os manifestantes usassem objetos, materiais ou substâncias que pudessem machucar ou causar danos;
  8. preparar tropas especializadas em controle de distúrbios, caso fosse necessário;
  9. proibido o acesso de pessoas e veículos à Praça dos Três Poderes;
  10. bloquear parcial ou totalmente as vias públicas para garantir a segurança dos manifestantes e demais cidadãos;
  11. reforçar o efetivo nas proximidades e nos prédios públicos da Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes.

Punição

Nesta segunda-feira (9), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) afastou Ibaneis Rocha (MDB) do governo do Distrito Federal por 90 dias. Segundo o magistrado, houve "descaso e conivência" da administração com os ocorridos de domingo (8)

Em sua decisão, Moraes declarou que Ibaneis ignorou "todos os apelos das autoridades por um plano de segurança semelhante aos dos dois últimos anos em 7 de Setembro".

Compartilhe  

últimas notícias