Diário de São Paulo
Siga-nos
Bastidores do Poder

Deltan Dallagnol afirma que ‘dará a volta’ por cima após cassação: “Vamos lutar por justiça”

O ato aconteceu na manhã deste domingo (21)

Deltan Dallagnol (Podermos) na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) - Imagem: reprodução/Câmara dos Deputados
Deltan Dallagnol (Podermos) na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) - Imagem: reprodução/Câmara dos Deputados

Mateus Omena Publicado em 21/05/2023, às 20h47


Deltan Dallagnol (Podemos-PR) esteve presente neste domingo (21), em Curitiba (PR), de ato contra a cassação de seu mandato como deputado federal.

Em seu discurso, em cima de um carro de som, o político disse que "querem roubar nossa voz, mas vamos lutar por justiça".

A manifestação foi convocada pelo movimento Curitiba contra a Corrupção e aconteceu em frente à sede do MPF (Ministério Público Federal). Era lá também a sede da força tarefa da Lava Jato, megaoperação que foi coordenada pelo ex-procurador.

O ato ocorreu para protestar contra a cassação de Dallagnol pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por unanimidade, a Corte cassou na terça-feira (16) o registro de candidatura do político. Ele ainda segue como deputado, pois o trâmite na Câmara está no início e deve demorar algumas semanas.

Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver a rua lotada de apoiadores no entorno do carro de som em que Dallagnol discursou. Uma situação diferente do ato esvaziado contra o TSE realizado na última sexta-feira (19), quando o trio elétrico passou por algumas ruas de Curitiba junto a cerca de 20 apoiadores. Dallagnol recebeu quase 345 mil votos em 2022.

Os ministros do TSE declararam que Dallagnol fraudou a aplicação da Lei da Ficha Limpa, ao deixar o MPF tendo 15 pedidos de abertura de processo administrativo pendentes contra ele. A lei afirma que juízes e membros do MP que se demitirem tendo processos pendentes são inelegíveis por oito anos.

“Nós vamos lutar pela nossa liberdade, nós vamos lutar por honestidade, nós vamos lutar por um Congresso, por um governo de competência e de coesão. Nós vamos lutar pelas nossas vidas, pela nossa liberdade e pela integridade, pela competência da gestão da coisa pública. Nós vamos lutar por um país em que lugar de corrupto não é na Presidência da República", declarou Deltan Dallagnol, deputado cassado

E acrescentou, em um vídeo divulgado no Instagram da vereadora Amália Tortato (Novo). “Enquanto tiver sangue correndo nessas veias, eu vou lutar pelo nosso país, eu vou lutar por vocês. Agora quero convidar vocês a lutarem junto, porque a minha força é a sua força".

Em outro trecho, o político disse que vai "lutar por um país em que lugar de corrupto não é na Presidência da República". O vídeo foi divulgado pelo deputado estadual Fábio Oliveira (Podemos-PR).

Compartilhe  

últimas notícias