Diário de São Paulo
Siga-nos

“Lava Jato nunca quis pegar políticos”, diz Dallagnol

Parlamentar revelou detalhes de um episódio frustrante com o presidente Lula (PT)

Deltran Dallagnol. - Imagem: Reprodução |  Fernando Frazão - Agência Brasil
Deltran Dallagnol. - Imagem: Reprodução | Fernando Frazão - Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 14/02/2023, às 12h27


Na segunda-feira (13), Deltan Dallagnolrebateu críticas sobre a influência da Operação Lava Jato na atual política nacional e assegurou que as investigações visavam apenas punir os criminosos e não criminalizar a política. “Quando a Lava Jato começou a se expandir e atingir Aécio Neves, Temer, existiu toda uma reação do sistema político. Foi frente àquilo que eles tinham cogitado em 2016, de estancar a sangria, de brecar a Lava Jato“, analisou Dallagnoldurante uma entrevista ao Pânico.

A Lava Jato nunca foi antipolítica, apesar de que possa ter gerado um sentimento antipolítico. Ela nunca quis pegar políticos, ela quis pegar criminosos, onde quer que eles estivessem. Pessoas que existissem fortes indicativos de corrupção. Em vários momentos, a Lava Jato falou que a política era o único caminho, a democracia era o único caminho.”, ponderou. 

Ao ser questionado sobre um dos momentos mais difíceis da vida profissional nos últimos anos, Dallagnol surpreendeu ao citar a data em que foi condenado a indenizar o presidente Lula.  

Em um momento anterior, o dia que fui condenado pelo STJpara indenizar o Lula. Eu estava vendo alguém condenado em três instâncias por corrupção sair impune, sem ter que devolver um centavo para a sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, eu, que tinha trabalhado contra a corrupção, feito meu trabalho, cumprido meu dever, ia ter que tirar o dinheiro da minha família e dos meus filhos para entregar a ele. Passei o dia frustrado”, concluiu.

Compartilhe  

últimas notícias