Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Jornalista revela que foi ameaçado por Thiago Brennand após expor denúncias

O empresário ficou conhecido após espancar uma modelo em uma academia de São Paulo

Jornalista revela que foi ameaçado por Thiago Brennand após expor denúncias - Imagem: reprodução TV Globo
Jornalista revela que foi ameaçado por Thiago Brennand após expor denúncias - Imagem: reprodução TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 05/10/2022, às 14h45


Valmir Salaro, jornalista do Fantástico, foi o responsável por trazer a público o caso Thiago Brennand, acusado de agressão e abuso sexual.

A reportagem mostrou imagens da câmera de segurança de uma academia de ginástica, em São Paulo, em que Helena Gomes é agredida pelo empresário de 42 anos no dia 3 de agosto.

Ele foi um dos convidados do 'Encontro' desta quarta-feira (5), onde surpreendeu muita gente, inclusive Patrícia Poeta, ao revelar detalhes de que foi ameaçado pelo acusado assim que a matéria foi ao ar.

Assim que o caso foi relembrado pela apresentadora do programa matinal da Rede Globo, o jornalista comentou sobre a reportagens com dados e vídeos expostos por ele no 'Fantástico'.

"As pessoas têm medo [de denunciar] gente poderosa e com muito dinheiro. O Thiago, segundo informações que nós [jornalistas] e a polícia levantamos, ele é um homem muito poderoso e tinha ao seu redor, ao longo de cerca de 20 anos, criado um círculo de proteção em volta dele e esse círculo só foi 'furado' agora, pela Helena Gomes", disse.

Logo após introdução de Valmir ao caso, a apresentadora destacou o grau de intimidade que possui com o jornalista ao fazer uma pergunta séria:

"Eu quero fazer uma pergunta a você, mas você tem total liberdade para respondê-la ou não. Eu me sinto até na liberdade de lhe perguntar isso por já te conhecer. Enfim, ou ouvi falar que você chegou a sofrer ameaças desde que começou a cuidar desse caso. Isso realmente é verdade?".

Sem papas na língua, o repórter da emissora dos Marinho abriu o jogo e confirmou a tentativa de intimidação e ameaça por parte do investigado.

Eu qualifico essa situação como uma ameaça velada. Quando a gente foi fazer a primeira matéria, eu liguei para ele [Thiago Brennand] diretamente da redação do ‘Fantástico’, localizada aqui em São Paulo… A gente começou a conversar com ele de uma forma civilizada, até porque ele estava sendo acusado de crimes graves", afirmou.

Valmir ainda revelou que Thiago tentou 'virar o jogo' a seu favor contrariando as acusações:

"Era um dever meu, como jornalista, procurá-lo para que ele pudesse dar a versão dele dos fatos, porém, ele começou a me atacar. Com um tom muito agressivo, me xingou, me ofendeu e, de uma certa forma, ele fez ameaças. Ele ameaçou nessas gravações, atacando todo mundo e desqualificando as vítimas", desabafou.

Além de tudo, Valmir Salaro contou que, além de ser ameaçado durante conversas por meio de ligações telefônicas, Thiago não se deu por satisfeito e ainda lhe enviou mensagens de texto em tom ameaçador:

"Depois as ameaças foram por meio de três mensagens enviadas por ele para o meu celular", concluiu o jornalista, que deixou Patrícia Poeta surpresa com o relato.

Relembre o caso:

No dia 28 de agosto deste ano foram veiculadas, no programa Fantástico, da TV Globo,  gravações de câmera de segurança que mostram o empresário Thiago Brennand agredindo uma modelo que malhava numa academia de luxo em São Paulo.

Segundo reportou a vítima, Helena Gomes, Brennand se incomodou com a presença dela no espaço esportivo, mesmo a academia estando vazia no horário da agressão, que aconteceu dia 3 de agosto. O vídeo mostra o agressor circulando pelo espaço de musculação e iniciando uma discussão com a modelo em minutos.

"Ele estava alterado, rodeando muito, Falou para eu sair de lá. Eu falei 'Eu não saio', ele falou de novo 'sai', eu falei 'não saio', eu falei mais alto e ele falou que mulher não gritava com ele", informou Helena em entrevista.

Thiago Brennand então empurra a modelo, segundo mostra o vídeo, e cospe nela. "Eu fui para cima também, ele falou: 'Eu vou cuspir em você, porque você merece'. E cuspiu em mim", relatou a vítima.

Já Brennand afirmou em entrevista que apenas usou força comedida para lidar com a situação, e que "faria tudo de novo", embora tenha afirmado também que possui "ódio de todo tipo de violência contra mulher".

A academia BodyTech, localizada dentro do Shopping Iguatemi, e o shopping informaram em nota conjunta que repudiam qualquer tipo de violência, e que prestou apoio às vítimas.

Cerca de um mês depois, no dia 27 de setembro, o empresário de 42 anos teve a prisão preventiva decretada pela juíza Erika Soares de Azevedo Mascarenhas, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, para atender ao pedido do Ministério Público após ele não se apresentar à Justiça dentro do prazo determinado.

Além de ser acusado por agredir uma modelo em uma modelo, ele é réu em processos de lesão corporal e corrupção de menores. Porém, ele deixou o Brasil em setembro e recebeu o prazo de 10 dias para voltar e se apresentar à Justiça, mas ele descumpriu a ordem.

Compartilhe  

últimas notícias