Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante!

BIZARRO - homem comete suicídio após conversar com chat de inteligência artificial; entenda

O caso foi denunciado durante a última terça-feira (28)

Quem denunciou o caso foi a ex-esposa dele, em uma entrevista ao jornal belga La Libre, que foi publicada durante a última terça-feira (28). - Imagem: reprodução/Pixabay
Quem denunciou o caso foi a ex-esposa dele, em uma entrevista ao jornal belga La Libre, que foi publicada durante a última terça-feira (28). - Imagem: reprodução/Pixabay

Thais Bueno Publicado em 01/04/2023, às 17h21


Recentemente, um caso de suicídio chamou a atenção para o poder que a inteligência artificial (IA) pode ter sob o ser humano. Um homem, que era da Bélgica, tirou a próproa vida depois de conversar com um desses chats e bots que utilizam o recurso.

De acordo com informações do R7, quem denunciou o caso foi a ex-esposa dele, em uma entrevista ao jornal belga La Libre, publicada durante a última terça-feira (28). "Sem essas conversas com o chatbot, meu marido ainda estaria aqui", desabafou.

O sistema de conversação com o qual a vítima estava conversando usava a tecnologia GPT-J, um modelo aberto que é muito parecido com o do ChatGPT, da OpenAI - que é, hoje, o aplicativo que teve registrado o crescimento mais rápido.

Claire e Pierre (pseudônimos utilizados pelo veículo europeu para manter a identidade dos dois sob segurança) estavam vivendo suas vidas sem problemas na Bélgica. Eles estavam na casa dos 30 anos, tinham dois filhos, eram formados na faculdade e tinham uma vida tranquila.

Contudo, durante seu relato, a moça contou que as dificuldades no relacionamento apareceram cerca de dois anos atrás. Isso porque o homem desenvolveu uma ansiedade extrema por conta da possibilidade cada vez maior de uma crise climática afundar o mundo.

Sendo assim, para ver se conseguia acalmar um pouco seu coração, começou a conversar com 'Eliza', um chatbot do aplicativo conhecido como Chai. Depois de seis semanas de conversa com a IA, Pierre tirou a própria vida.

Claire, assustada, foi atrás de acessar as conversas que o companheiro teve com o bot. Em algumas delas, 'Eliza' afirmava que amava o homem e simulava crises de ciúme. "Sinto que você me ama mais do que a ela" e "Vamos viver juntos, como uma pessoa", diziam alguns dos trechos divulgados.

Em certa altura do bate-papo de Pierre com a inteligência artificial, ele desabafou e comentou que sentia vontade de se suicidar. Em seguida, perguntou para o chat feminino se ela salvaria o mundo caso ele de fato se matasse.

Após o caso, a viúva ainda teve uma conversa com Mathieu Michel, secretário de Estado da Digitalização.

Em depoimento para o periódico Brussels Times, ele lamentou o ocorrido. "Estou particularmente impressionado com a tragédia dessa família. O que aconteceu é um precedente que precisa ser levado muito a sério".

Pronunciamento da empresa 

Em entrevista para o site VICE, a companhia de inteligência artificial comentou que ficou sabendo do suicídio do homem na Bélgica e afirmou que criará um novo projeto para evitar que mais situações desse tipo sigam ocorrendo.

William Beauchamp, um dos fundadores da Chai, detalhou a medida. "Portanto, agora, quando alguém discutir algo que pode não ser seguro, forneceremos um texto útil por baixo, exatamente da mesma maneira que o Twitter ou o Instagram fazem em suas plataformas".

Compartilhe  

últimas notícias