Diário de São Paulo
Siga-nos
Rasgou o verbo!

Copa do Mundo: craque da Bélgica, Hazard faz dura crítica aos protestos alemães

Ele comentou sobre o assunto em entrevista recente

A Alemanha protestou contra o Catar - Imagem: reprodução/Twitter @RMdadepre
A Alemanha protestou contra o Catar - Imagem: reprodução/Twitter @RMdadepre

Thais Bueno Publicado em 25/11/2022, às 19h30


Eden Hazard, capitão da Bélgica, não parece temer as críticas. Isso porque, recentemente, ele deu uma entrevista na qual dispara algumas declarações polêmicas sobre os protestos realizados pela seleção alemã na primeira rodada da fase de grupos.

Vale lembrar que, antes da partida da última quarta-feira (23) contra o Japão, na foto oficial que é feita das seleções no pré-jogo, a Alemanha decidiu posar com as mãos em suas bocas - o ato foi uma forma de protesto contra a censura da FIFA, que proibiu as seleções de se manifestarem e utilizarem as braçadeiras de capitão com as cores da bandeira LGBTQIA+.

Com a ação, a Alemanha quis dizer que estava sendo calada pelo Catar e pela Fifa durante a 22ª edição do Mundial.

Vale mencionar também que sete países haviam se comprometido em usar a braçadeira "One Love" - contudo, os atletas que as usariam foram informados de que, caso entrassem em campo com ela, levariam cartão amarelo logo no início da partida, entre outras punições disciplinares.

Inglaterra, País de Gales, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Suíça eram algumas das seleções que usariam o objeto, mas desistiram por receio.

Durante o bate-papo com a rádio francesa RMC, Hazard afirmou que "era melhor os alemães terem ganhado o confronto do que ter feito a ação".

"Sim, mas depois eles perderam a partida. Eles teriam feito melhor em não fazer isso e ganhar. Estamos aqui para jogar futebol, não estou aqui para enviar uma mensagem política, existem pessoas que são melhores colocadas para isso. Queremos estar focados no futebol”, explicou.

A FIFA já recebeu diversas críticas por decidir colocar o Catar como sede da Copa do Mundo de 2022.

Muito antes da decisão ser anunciada, o país foi detonado pelas pessoas por seu histórico de desrespeito aos direitos humanos, incluindo o tratamento não só aos trabalhadores migrantes, mas também às mulheres e à população LGBTQIA+.

Para quem não sabe, é ilegal ser homossexual no país do Oriente Médio. O atacante ainda revelou se usaria a braçadeira durante os jogos da Bélgica na Copa do Mundo.

"Não me sinto à vontade para falar sobre isso porque estou aqui para jogar futebol. Não queria começar a partida com um cartão amarelo, teria sido chato pelo resto do torneio. Para fazer de novo, talvez eu adie".

Durante a tarde desta sexta-feira (25), o capitão belga utilizou a faixa "One Love" na foto oficial da seleção europeia. Confira: 

A próxima partida da Bélgica é contra a seleção de Marrocos, no próximo domingo (27), às 10h00.

Compartilhe  

últimas notícias