Diário de São Paulo
Siga-nos
76º aniversário do CCM

Tarcísio sobre os 76 anos do Círculo Militar de SP: "Muito além de um clube, o Círculo Militar ganhou alma"

O evento comemorou a fundação do Clube e contou com a presença dos que fizeram parte de sua história nesta quarta-feira (24)

Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes participam da solenidade dos 76 anos do Círculo Militar de SP - Imagem: Vitória Tedeschi - repórter do Diário S. Paulo
Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes participam da solenidade dos 76 anos do Círculo Militar de SP - Imagem: Vitória Tedeschi - repórter do Diário S. Paulo

Vitória Tedeschi Publicado em 25/05/2023, às 11h11


Na última quarta-feira (24) o Diário de S.Pauloparticipou da solenidade em comemoração ao 76º Aniversário da Fundação do Círculo Militar de São Paulo, no Ibirapuera, zona sul de São Paulo.

Dentre membros do Clube de longa data e convidados especiais, o evento recebeu o prefeito Ricardo Nunes (MDB)e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que homenagearam o Clube e várias personalidades que fizeram parte da história dele.

A cerimônia foi aberta com um discurso emocionado da Sócia Benemérita do Clube do Círculo Militar, Diva Theresa, filha de um dos primeiros membros e que tem o título de 13ª inscrita.

Em vez de citar a "história de luta e sacrifício", em suas próprias palavras, a referida carinhosamente como "Dona Diva", buscou a origem do que hoje é conhecido como o Círculo Militar e relembrou toda a trajetória dos militares que compunham o grupo fundador.

Com um poema do renomado poeta brasileiro, Luís Peixoto, Diva citou uma palavra que explica a essência do grupo e que foi usada em todos os discursos seguintes durante a celebração: brasilidade - que nada mais é do que o conjunto de características e sentimentos do que é ser brasileiro, o que para ela define a sensação e o objetivo do grupo que fundou o Clube.

Logo em seguida, o Presidente do Círculo Militar de São Paulo, Eduardo Diniz, tomou a palavra e dentre agradecimentos especiais fez questão de citar a luta que o Clube vem enfrentando na Justiça para permanecer com o terreno no qual está localizado.

Ele citou a renovação da permissão pela Prefeitura de SP para continuar usando o local, mencionando a presença do prefeito Ricardo Nunes, e as diversas atividades sociais desenvolvidas pelo clube - exigência para continuar tendo o espaço cedido.

Além disso, ele também aproveitou para celebrar a recente vitória, na última segunda-feira (22), no Tribunal de Justiça de SP, quando foi dada razão ao Clube na disputa com o Ministério Público, que pede que o terreno seja devolvido por "desvio de finalidade".

Vale mencionar que o novo capítulo dessa disputa, que já se estende pelos anos, aconteceu logo após o Círculo passar a ser representado pelo escritório de advocacia Levy Sartori Advogados, do qual é sócio o ex-presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori.

tarcisio-freitas-aniversario-ccm
Tarcísio de Freitas foi eleito governador de São Paulo com 55,34% dos votos / Imagem: Vitória Tedeschi - repórter do Diário de S. Paulo

Em seguida, Tarcísio de Freitas encerrou os discursos retomando o assunto da disputa levantado por Eduardo Diniz e citando a palavra-chave usada por Diva Theresa: brasilidade.

Quanto tempo se perde discutindo o que não interessa por falta de brasilidade. Se a gente tivesse brasilidade, jamais discutiremos a existência desse local em uma Ação Civil Pública", disse ele para destacar a importância de existir um local como o Círculo Militar.

O governador de São Paulo ainda citou que sente falta do sentimento de amor pela pátria nos dias atuais, que, segundo ele, foi o que uniu uma série de ex-militares para a criação do local que celebra os 76 anos de existência.

O que a gente está vendo aqui é um um clube que vai muito além de um clube. O Círculo Militar ganhou alma. É onde se procura manter os laços da nossa família militar, os nossos valores e o culto à brasilidade", disse ele.

"Estar aqui hoje, no aniversário de 76 anos do Círculo, é para mim uma grande honra. E se nós estamos aqui hoje, é porque muita gente deu sangue e era apaixonada pelo verde e amarelo. E a gente pode ir muito mais longe", finalizou Tarcísio.

O que é o Clube Círculo Militar de São Paulo?

O clube foi fundado pelas Forças Armadas, na zona nobre de São Paulo, logo após a Ditadura Militar no Brasil, que aconteceu de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985, e tinha como principal objetivo promover uma interação entre os militares e a população.

A ideia dessa convivência era 'desmistificar' os militares, que tiveram sua imagem desgastada na época, e fazer com que as pessoas passassem a enxergá-los de uma maneira diferente, como pessoas comuns e que aproveitavam seu lazer da mesma maneira que todos.

Assim, ficou estabelecido em um terreno cedido pelo Município em 1957, com uma permissão de uso que foi prorrogada ao longo de décadas pelos prefeitos que passaram pela capital paulista. Hoje, soma uma área construída de mais de 30 mil metros quadrados, incluindo piscinas, quadras, ginásios e restaurantes, e outras estruturas, além de áreas de preservação ambiental.

No local, diversas atividades esportivas são promovidas como: atletismo, basquete, beach tennis, esgrima, futebol, ginástica, hidroginástica, judô. Além de eventos culturais com artesanato, ballet, clube de leitura, coral, aulas de dança e vários outros.

Compartilhe  

últimas notícias