Diário de São Paulo
Siga-nos
Terremoto

Adolescente é resgatada com vida após 10 dias embaixo dos escombros do terremoto

A jovem de 17 anos ficou soterrada por 248 horas e resistiu

Adolescente é resgatada com vida após 10 dias embaixo dos escombros de terremoto - Imagem: reprodução
Adolescente é resgatada com vida após 10 dias embaixo dos escombros de terremoto - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 16/02/2023, às 10h47


Dez dias depois do terremoto que abalou os territórios de Turquia e Síria, uma adolescente de 17 anos foi resgatada com vida dos escombros da cidade de Kahramanmaras, uma das mais afetadas pelo tremor.

A jovem identificada pela agência de notícias turca Anadolu como Aleyna Olmez ficou quase 250 horas soterrada pelas estruturas de um prédio que cedeu na região, mas, felizmente, resistiu e foi resgatada na manhã desta quinta-feira (16).

Segundo informações do g1, Olmez foi retirada já com a ajuda de uma equipe médica, que imediatamente colocou máscara de oxigênio e soro nela. O estado de saúde da sobrevivente ao desastre ainda não foi divulgado.

Na última quarta-feira (15), uma idosa de 77 anos também foi encontrada com vida debaixo dos destroços do tremor.

Os "milagrosos" resgates são o que tem motivado as equipes de busca que trabalham para encontrar corpos ou sobreviventes da tragédia. As diversas equipes se revezam em períodos curtos de descanso para darem conta de toda a região.

No balanço divulgado nesta quinta-feira, o número de mortos pela tragédia subiu para 41.987, sendo 36.187 deles na Turquia e 5.800 na Síria.

Em apenas 10 dias, o número superou a expectativa dada pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o número de mortos total do tremor.

Na madrugada do dia 6 de fevereiro, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e foi seguido por 4.500 réplicas menores, de acordo com informações da agência de serviços emergenciais e desastres turca. O tremor foi tão forte que ultrapassou as barreiras e também atingiu regiões da Síria que são próximas às fronteiras com a Turquia.

Compartilhe  

últimas notícias