Diário de São Paulo
Siga-nos
Turquia

VÍDEO - Terremoto é registrado em transmissão ao vivo em momento desesperador

O tremor deixou milhares de mortos e feridos na Turquia e na Síria

VÍDEO - Terremoto é registrado em transmissão ao vivo e surpreende equipe de TV - Imagem: reprodução Twitter @dhaenglish
VÍDEO - Terremoto é registrado em transmissão ao vivo e surpreende equipe de TV - Imagem: reprodução Twitter @dhaenglish

Vitória Tedeschi Publicado em 06/02/2023, às 14h06


Na madrugada desta segunda-feira, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia, matando mais de 1,5 mil pessoas no país e quase 600 na vizinha Síria. O tremor foi o mais forte na Turquia desde 1939. De acordo com órgãos nacionais, mais de 2,8 mil prédio foram destruídos na Turquia.

Uma equipe de televisão estava fazendo uma entrada ao vivo na rede de televisão turca Demirören Haber Ajansı (DHA) para mostrar como estava a cidade durante o alerta de terremoto quando a terra voltou a tremer no país.

As imagens mostram as pessoas assustadas e correndo dos escombros de um prédio onde era realizada uma operação de resgate.

A equipe de reportagem fazia a cobertura do trabalho de resgate de vítimas de desabamentos que aconteceram na cidade turca de Kahramanmarash. "Um terremoto está acontecendo agora (...) Estamos ao vivo? Ocorreu um terremoto. Sim", afirmou o repórter.

Podemos ver dois edifícios que desabaram neste momento. O terremoto continua. Sim, os cidadãos que tentaram salvar outros dos escombros são afetados pelo terremoto", acrescentou.

O abalo sísmico registrado pela reportagem aconteceu às 13h24 no horário local. O primeiro tremor de terra havia acontecido por volta das 4h.

Assista ao momento desesperador:

Saiba mais sobre o terremoto na Turquia

Na madrugada desta segunda-feira (06), um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul da Turquia. O tremor, que também afetou a Síria, derrubou prédios e fez com que moradores precisassem correr  para as ruas enquanto tremores secundários eram sentidos em toda a região.

Segundo a CNN Brasil, pelo menos 1.504 pessoas morreram na Turquia e na Síria. Outras milhares ficaram feridas e as equipes de resgate estão correndo para resgatar os sobreviventes.

Na Síria, até o momento, 592 pessoas foram encontradas sem vida, 371 delas encontradas principalmente nas regiões de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus, conforme informações da SANA, agência de notícias estatal síria, que também relatou 1.089 feridos.

O grupo 'Capacetes Brancos', conhecido oficialmente como Defesa Civil da Síria, também confirmou 221 mortes e 419 feridos em áreas controladas pela oposição no noroeste da Síria.

"Centenas permanecem presas sob os escombros", compartilharam através do Twitter.

Já na Turquia, o presidente do país fez um discurso televisionado nesta segunda-feira, confirmando 912 pessoas mortas e 5.385 feridas.

Compartilhe  

últimas notícias