Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia

TERREMOTO: Turquia e Síria somam 36 mil mortes; buscas chegam ao fim

A tragédia completou uma semana, mas sobreviventes não são mais encontrados

Terremoto na Turquia e na Síria passam de 36 mil - Imagem: reprodução Twitter
Terremoto na Turquia e na Síria passam de 36 mil - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 13/02/2023, às 09h07


O terremoto que devastou a Turquia e parte da Síria abalou o mundo inteiro e, até o momento, o número de mortos após a tragédia passa de 36 mil.

Conforme informações do G1, a Organização Internacional de Gestão de Desastres e Ajuda da Turquia (AFAD, na sigla em inglês) afirmou que a fase de resgates está chegando ao fim e que, agora, seu principal objetivo é o fornecimento de comida, abrigo, escola e assistência psicossocial.

Segundo Martin Griffiths, chefe de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), o que mais o impressionoi foi o estrago em Aleppo, na Síria.

Através de seu Twitter, ele confirmou que houve uma falha nas ações de resgate no noroeste do país: "Eles se sentem abandonados, com razão".

Em 06 de fevereiro, um terremoto de 7,8 graus de magnitude atingiu a Turquia e a Síria. Desde o ocorrido, forças de resgaste tem se empenhado em buscar sobreviventes entre os escombros.

Várias nações, incluindo o Brasil, se mobilizaram e enviaram ajuda para o o salvamento das vítimas. Contudo, com a falta de assistência na Síria, o maior temor é de que o número de vítimas possa dobrar.

De acordo com informações atuais, pelo menos 31.643 pessoas morreram na Turquia. Já no noroeste da Síria, região controlada por grupos rebeldes, mais de 3.200 pessoas faleceram, segundo os 'Capacetes Brancos', uma organização voluntária. Na Síria controlada pelo governo de Bashar al-Assad, 1.414 pessoas morreram.

Compartilhe  

últimas notícias