Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2022

Técnico de Marrocos, que fez história na Copa, é conhecido como "cabeça de abacate"; entenda

Walid Regragui entrou na brincadeira e Fifa também usou o apelido

Além de treinador, Regragui é economista - Imagem: reprodução/Twitter @futebol_info
Além de treinador, Regragui é economista - Imagem: reprodução/Twitter @futebol_info

Thais Bueno Publicado em 15/12/2022, às 19h16


O Marrocos foi a seleção 'sensação' da Copa do Mundo de 2022 no Catar. Após bater Portugal por 1x0 no que foi a despedida de Cristiano Ronaldo do torneio, a seleção marroquina se tornou a primeira seleção africana na história a chegar em uma semifinal de Copa do Mundo.

Infelizmente, após uma derrota de 2x0 para a França, não conseguiram avançar para a final. Porém, isso não paga o grande torneio feito pelos marroquinos.

Muito do trabalho é conquistado pelos jogadores dentro de campo, claro, mas não se pode esquecer de quem comanda o time do banco de reservas. O técnico Walid Regragui fez história com essa seleção.

Para quem não sabe, o treinador é economista e já esteve presente em um seminário apresentado por Mikel Arteta, técnico do Arsenal, para aprender sobre táticas do futebol.

Além disso, apesar de ser muito conhecido pelo nomes, também é chamado de outra forma junto à torcida marroquina: "cabeça de abacate".

O apelido foi dado, em um primeiro momento, pelos torcedores rivais do Wydad Casablanca, clube que Regragui trabalhava antes de ser chamado para comandar a seleção, há apenas três meses do Mundial.

O técnico de Marrocos não levou a piada para o coração e, inclusive, incorporou o apelido rapidamente, levando tudo na brincadeira.

"Não quero que os marroquinos digam que esse cabeça de abacate está fazendo alguma coisa. Vamos dar tudo durante esta Copa do Mundo. Estamos muito longe dos dias em que o time começava com uma mentalidade perdedora. Prometo aos marroquinos homenageá-los neste Mundial".

Ele ainda brincou: "O abacate é uma fruta excelente. Todo mundo adora".

Em uma publicação oficial feita pela FIFA antes do jogo contra o Canadá, ainda pela fase de grupos da Copa, Regragui posou segurando um abacate perto da cabeça. Com a vitória sobre os canadenses na última rodada, Marrocos conquistou o primeiro lugar no grupo. Assim, a história começou.

Walid Regragui posa com abacate. Imagem: reprodução/Twitter @futebol_pais
Walid Regragui posa com abacate. Imagem: reprodução/Twitter @futebol_pais

O emoji da fruta também passou a ser usado pelos torcedores para se referir ao treinador nas redes sociais.

O perfil da Fifa no Instagram voltou a usar o apelido depois da vitória marroquina sobre a Espanha, nos pênaltis, pelas oitavas de final. A montagem mostrava a imagem do treinador em uma paisagem desértica, com duas metades de abacate ao fundo.

Na legenda, a seguinte mensagem está escrita: "A aventura chegou a um estágio avançado e os marroquinos encontraram o desafio para seguir em frente. Você tem fé?".

Fifa brinca com apelido de Regragui. Imagem: reprodução/GE
Fifa brinca com apelido de Regragui. Imagem: reprodução/GE

O Marrocos volta a campo pela disputa da 3º lugar na Copa do Mundo de 2022 no próximo sábado (17), às 12h00, contra a Croácia.

Compartilhe  

últimas notícias