Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2022

Nascido em Madrid, Hakimi elimina a Espanha e comemora gol com provocação; entenda

O craque marcou o pênalti decisivo na última terça-feira (6)

Mbappé parabenizou Hakimi pela classificação - Imagem: reprodução/Twitter @mundodabola
Mbappé parabenizou Hakimi pela classificação - Imagem: reprodução/Twitter @mundodabola

Thais Bueno Publicado em 07/12/2022, às 19h14


Por alguns segundos, os olhos de todos os fãs de futebol estiveram totalmente focados no lateral-direito do Marrocos, Achraf Hakimi. Estava em seus pés a possibilidade de fazer com que Marrocos igualasse a melhor campanha de uma da seleção africana na história das Copas do Mundo.

O desafio, porém, não era nada fácil. Eliminar a campeã mundial Espanha, em 2010, treinada pelo técnico Luis Enrique, multivencedor com o Barcelona.

Com a tranquilidade de quem parecia estar jogando uma pelada, Hakimi foi para a bola. Depois de os espanhóis perderem 3 pênaltis, bastava ele marcar para que sua seleção avançasse para as quartas de final.

Com pura frieza, Hakimi bateu o pênalti com uma cavadinha e converteu. A ironia do destino é que o lateral-direito é nascido em Madrid, capital espanhola, mas decidiu jogar pelo Marrocos por conta de seus pais.

Ele já tinha sido convocado para jogar pelas seleções de base da Espanha, mas não se sentiu bem e preferiu jogar com os marroquinos.

"Senti que não era o lugar certo para mim, não me sentia em casa. Não era nada em particular, mas não era como eu vivia em casa, que é a cultura árabe, sendo marroquino".

Além de ter marcado o gol que classificou seu país para as quartas de final, o que viralizou na web foi a comemoração feita pelo defensor. A celebração do lateral foi "à lá pinguim".

Para quem não sabe, essa comemoração é uma piada interna entre Hakimi, Mbappé e Sergio Ramos - todos atletas do PSG.

No último mês de agosto, o PSG goleou o Lille por 7 a 1 com três gols de Mbappé. Foi aí que Ramos e Hakimi, amigos próximos do camisa 10 francês, começaram a chamar o atacante de "pinguim", inclusive assinando a bola guardada pelo atacante com esse apelido.

Desde então, a comemoração do pinguim se tornou marca registrada dos três. Em outro momento, Hakimi e Sergio Ramos chegaram a fazê-la sem Mbappé.

O que ocorreu na Copa do Mundo é que, quando a lista dos convocados de Luis Enrique foi divulgada, no último dia 11 de novembro, antes do início do torneio, o lateral-direito tuitou o seguinte quando viu que o amigo Sergio Ramos não estava na lista: "Sergio Ramos é o melhor defensor do mundo".

Ao fazer o gol que classificou Marrocos, o atleta, nascido na Espanha, comemorou fazendo o pinguim - uma forma de provocação aos espanhóis envolvendo o zagueiro e companheiro de equipe.

O gol de Hakimi contra a Espanha foi celebrado, inclusive, por Mbappé no Twitter. Ele escreveu o nome do jogador e colocou, justamente, o emoji de pinguim ao lado. O craque também postou uma foto com o lateral. Confira:

Posts de Mbappé sobre Hakimi no Twitter. Imagem: reprodução/Twitter @KMbappe
Posts de Mbappé sobre Hakimi no Twitter. Imagem: reprodução/Twitter @KMbappe

Veja também a comemoração de Hakimi com Sergio Ramos: 

Compartilhe  

últimas notícias