Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2022

5 erros da seleção brasileira que deixaram a Croácia marcar um gol em 22 segundos

O sonho do Hexa acabou na última sexta-feira (9) com o Brasil sendo eliminado nas quartas de final

5 erros da seleção brasileira que deixaram a Croácia marcar gol em 22 segundos - Imagem: reprodução Instagram @fifaworldcup
5 erros da seleção brasileira que deixaram a Croácia marcar gol em 22 segundos - Imagem: reprodução Instagram @fifaworldcup

Jessica Anjos Publicado em 10/12/2022, às 22h14


O Brasil se despediu do sonho do Hexa na Copa do Mundo 2022, no Catar, na última sexta-feira (9) em um confronto com a Croácia que terminou 1x1, porém a seleção brasileira perdeu nos pênaltis para os croatas. 

A disputa terminou 0x0 no tempo regular, porém, na fase mata-mata, um time tem que sair vencedor. Na prorrogação, o Brasil saiu na frente, Neymar marcou um golaço, mas, faltando apenas cinco minutos para o final do jogo (contando com os acréscimos), a Croácia marcou um gol no contra-ataque, em apenas 22 segundos, Petkovic colocou a bola dentro da rede levando a decisão para os pênaltis. 

De acordo com UOL, o final trágico da disputa está na conta da postura da seleção brasileira em campo no momento do contra-ataque - equivocos de posicionamento e erros técnicos dos jogadores. 

1. Muitos jogadores no campo ofensivo

O jogador Fred estava próximo à quina direita da área croata quando sofreu um carrinho de Gvardiol. Com o lance a bola vai para a ponta direita e Lovren a chuta para frente. Na intermediária ofensiva, Danilo rebate com a cabeça, a bola vai parar na cabeça de Sosa que ajeita para Modric.

No momento em que a redonda para no pé do craque croata, há sete jogadores brasileiros no campo de ataque da Croácia. Cinco estão na frente da linha da bola, estes eram: Fred, Pedro, Neymar, Rodrygo e Antony. 

Em entrevista após o jogo, o próprio Fred disse que o time deveria "estar mais fechado". Por outro lado, Thiago Silva defendeu que o operacional do time brasileiro é sempre marcar em cima. 

Só que os jogadores estavam cansados, atletas como Neymar e Antony nem participaram da marcação, estavam isolados na ponta esquerda. Isso também facilitou a jogada da seleção croata no gol decisivo. 

2. Bote errado  

Casemiro tentou dar um bote em Modric para bloquear o contra-ataque da Croácia, porém sua tentativa virou um toque para Vlasic continuar a jogada. 

3. Marcação mal feita deixou o meio livre

De acordo com os especialistas do UOL, o Brasil não subiu corretamente sua linha de defesa após o gol da seleção brasileira. "Quando um time decide pressionar o rival, a defesa tem que subir para não deixar um buraco". 

Vlasic teve bastante espaço para dominar, avançar e dar o passe para a ponta esquerda do time. Quem estava mais próximo dele, no time brasileiro, era Alex Sandro

Durante a prorrogação, o Brasil fez uma marcação pressão só com metade da equipe, a parte da defesa preferiu recuar.

4. Contra-ataque 4x4

Quando Vlasic acelera, há quatro atacantes croatas contra quatro defensores do Brasil. Durante uma prorrogação, faltando cinco minutos para o fim da partida, a seleção brasileira deixou que o rival tivesse igualdade de homens em um contra-ataque rápido.

5. Defesa corre para o lado errado 

Após dar a cabeçada na bola e devolvê-la para a posse de bola da Croácia, Danilo começa a correr para trás. Em vez de voltar para sua posição na lateral, ele retorna para o meio da defesa para cobrir a posição que seria de Thiago Silva.

Já o zagueiro, não estava na melhor colocação. Quando ele retorna, os dois estão atrapalhados na área e a lateral-direita ficou livre para Orsic.

Alex Sandro, que atuava como meio de campo, foi atrás de Vlascic de longe, sem marcar com pressão. O jogador também retorna mal posicionado, sem ocupar sua posição. Como resultado, Marquinhos acabou tendo que enfrentar dois atacantes croatas sozinho. O brasileiro tentou bloquear o ataque, desesperado, porém, o chute de Petkovic bate na perna dele tirando o goleiro Alison da jogada. E é gol da Croácia. Relembre o momento:

Compartilhe  

últimas notícias