Diário de São Paulo
Siga-nos
Vai uma fake news aí?

Dia da Mentira: relembre as 7 fake news mais absurdas da história!

O dia da mentira é comemorado, no Brasil, sempre no 1º de abril

Confira também algumas dicas de brincadeiras e pegadinhas bem leves para fazer com seus amigos ou parentes para não deixar o Dia da Mentira passar em branco! - Imagem: reprodução/Twitter
Confira também algumas dicas de brincadeiras e pegadinhas bem leves para fazer com seus amigos ou parentes para não deixar o Dia da Mentira passar em branco! - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 01/04/2023, às 08h00


O Dia da Mentira é uma data comemorada mundialmente. Embora existam datas diferentes para a celebração, no Brasil, sabemos que todo 1º de abril é uma oportunidade para contar mentiras descaradas e até mesmo omitir a verdade em forma de brincadeiras.

Além de mentirmos, também aproveitamos a data para fazer pegadinhas simples (ou até mais elaboradas) com nossos amigos e familiares. Neste 1˚ de abril resolvemos reunir as fake news mais absurdas que já se espalharam pelo Brasil.

Fake News mais absurdas!

No Dia da Mentira, nada melhor do que ler uma boa fake news para dar aquela risada sincera. 

Pensando nisso, o Diário de São Paulo separou 7 notícias falsas, das mais leves até as mais absurdas, para você relembrar alguns momentos icônicos (e também possivelmente desesperadores).

Confira!

1. Fim do mundo em 2012

A notícia de que o mundo iria acabar em 2012 veio muito antes das fake news se tornarem um fenômeno. Para quem não se lembra, interpretações da profecia Maia diziam que o fim do mundo estava previsto para o dia 21 de dezembro daquele ano, deixando todos extremamente preocupados.

Basicamente, as interpretações de que o fim do mundo ocorreria em tal dia surgiram de dois monumentos Maias: a Estela 6 (uma espécie de totem), do antigo assentamento de Tortuguero (localizado no Estado de Tabasco, no sul do México) e a Estela 1 de Cobá, em Quintana Roo, também no México.

De acordo com a profecia, o dia 21 de dezembro de 2012 era o último dia presente no calendário Maia, ou seja, ninguém sabia o que iria acontecer depois. Por conta disso, o medo instaurado nas pessoas foi real.

Vale mencionar também que a fake news não começou a se propagar apenas em 2012. Ela começou a ser espalhada muito antes por pessoas que estavam desesperadas e sem saber o que fazer caso o mundo realmente entrasse em colapso.

O fim do mundo, inclusive, até chegou a ser retratado em um filme - "2012", um filme de 2009. Relembre a sinopse e trailer:

"Em 2012, quando desastres naturais começam a destruir a Terra, um pesquisador acadêmico lidera um grupo de pessoas numa luta para evitar esses eventos apocalípticos que foram previstos num antigo calendário dos povos Maias e que pode culminar com o fim da civilização".

A notícia de que o mundo irá acabar aparece na mídia quase todos os anos. Se em 2012 o fim do mundo já era uma preocupação, nos tempos atuais ela parece se tornar ainda mais real.

2. Grávida de Taubaté

A Grávida de Taubaté foi um fenômeno na internet. A fake news, também lançada em 2012, completou, inclusive, 10 anos em janeiro de 2022. Maria Verônica Santos tinha uma barriga falsa, um vestido estampado, uma mentira e um sonho.

Ela levou a história inventada para diversos programas de televisão, fez muito sucesso nas redes sociais, se tornou meme quando foi desmascarada e também virou caso de processo no judiciário brasileiro.

Maria Verônica Santos foi a personificação da frase "o golpe 'tá' aí, caí quem quer".

A mulher simulou uma gravidez de quadrigêmeas e, como já tinha um filho, ela e o marido, que era operário, não teriam condições de sustentar o grande aumento na família. Nisso, ela começou a receber doações de várias coisas, como fraldas, móveis, dinheiro e enxoval para as bebês.

Grávida de Taubaté foi um fenômeno da internet. Imagens: reprodução/Twitter
Grávida de Taubaté foi um fenômeno da internet. Imagens: reprodução/Twitter

Para quem não se lembra, as crianças já tinham até nome: Maria Clara, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Vitória.

Com a sua falsa história exposta em entrevista, ela comoveu muitas pessoas e foi capaz de arrecadar muitas coisas. Quando tudo foi por água abaixo, o caso de Maria Verônica passou da boca do povo para o meio do judiciário do país.

Ela também virou um dos primeiros grandes memes da cultura nacional e é por causa dela que surgiu a expressão "de Taubaté", como uma referência à cidade em que a falsa grávida vivia, em SP. Dizer que algo é "de Taubaté" significa, basicamente, dizer que tal coisa é mentirosa.

Maria Verônica do Santos, na verdade, usava uma bola na barriga para dizer que estava grávida de quadrigêmeos. O advogado da moça, Enilson de Castro, confessou a farsa no dia 20 de janeiro de 2012.

Em depoimento ao G1, ele também informou que ela chegou a ser diagnosticada com pseudologia fantástica, transtorno que também é conhecido como mitomania. Quando a pessoa possui esse diagnóstico, ela possui o desejo compulsivo de mentir sobre absolutamente qualquer assunto.

3. Sasha Meneghel nasceu sem ânus

Xuxa Meneghel se envolveu em diversas polêmicas. No entanto, quem foi afetada por uma notícia falsa acabou sendo sua filha. De acordo com rumores na internet, Sasha Meneghel simplesmente nasceu sem ânus. Também já faz um tempinho que esta fake news circula nas redes sociais.

Você sabia que o nascimento da filha da apresentadora foi transmitido em TV aberta? Para quem não se lembra (ou não viu), o parto de Xuxa passou no Jornal Nacional. Na época, Fátima Bernardes foi quem chamou para a matéria.

A mentira começou a se espalhar por conta da divulgação de um boletim médico feito no dia em que Sasha nasceu, em 28 de julho de 1998.

"A direção da Clínica São Vicente se defende dizendo que a divulgação do boletim não foi intencional. Todos os boletins de saúde dos recém-nascidos são normalmente apresentados publicamente após o parto, mas no caso de Xuxa o sigilo foi requisitado pois sua filha nasceu com uma anomalia chamada Síndrome de Váter, mais conhecida como 'doença do ânus imperfurado'. Nossa equipe entrou em contato com Flávio Guerra, geneticista da UFRJ, que nos informou que esta síndrome é comum em crianças concebidas in vitro. Segundo ele, uma membrana cobre o orifício anal do bebê, impedindo a saída das fezes. O procedimento para a correção da anomalia não é complicado e é feito com uma cirurgia plástica logo após o nascimento, perfurando a membrana e reconstruindo o ânus do paciente".

Todas as vezes em que foi perguntado de Sasha tinha nascido sem o ânus, ela negou a informação. Até o atual namorado da moça, João Figueiredo, desmentiu uma das fake news mais amadas do Brasil. Vale mencionar que a brincadeira, até hoje, circula pela internet e diverte o país inteiro.

Inclusive, em entrevista na última quinta-feira (10) ao podcast PodDelas, apresentado por Tatá Estaniecki e Boo Unzueta, Sasha até contou que chegou a perguntar para a mãe se ela não tinha ânus por conta da mentira.

"E aí eu perguntei para a minha mãe e não é verdade. [Questionei:] 'mãe, você tá me escondendo alguma coisa e o povo sabe de algo que eu não sei? Porque na minha cabeça eu sempre tive um c*".

4. Vacina contra COVID-19 vai instalar chip em seres humanos

No período de 2020 para cá, é quase um fato que as fake news aumentaram e MUITO com a emergência mundial da COVID-19. Foi uma época de pânico total.

Uma das notícias falsas que mais circularam pelas mídias sociais diziam que as vacinas tinham sido desenvolvidas com um único propósito: controlar a população.

De acordo com informações do G1, os vídeos publicados afirmavam que "o plasma dessa vacina, que é o líquido, vem com uma codificação que traz uma leitura para inteligência artificial, então eles têm o nosso controle através disso. É como se fosse um chip, mas de forma líquida, que é o plasma".

Durante o desespero diante de um vírus para o qual o ser humano não tinha a cura, tudo passou a ter um 'quê' a mais de dúvida. Por conta disso, as pessoas também começaram a questionar a procedência dos imunizantes, como ele foi produzido de forma tão 'rápida', etc.

Para refutar a teoria, o veículo já mencionado acima consultou diversos especialistas nas áreas de biomedicina, inteligência artificial e microeletrônica. Todos os entrevistados disseram que a teoria e os argumentos eram totalmente irreais, explicando que não existem chips líquidos, muito menos capazes de controlar um indivíduo.

Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, ainda comentou o seguinte sobre o assunto:

"Apesar de todo desenvolvimento que temos conseguido com o silício e de produzirmos quintilhões de dispositivos no mundo, não existem chips líquidos ou solúveis em plasma ou sangue e tampouco chips que possam estar 'escondidos' em vacinas. Em nosso conhecimento, isso não é possível. Fake news".

5. Kit Gay e Mamadeira de P*roca

Em 2018, surgiu o famoso 'kit gay', que nunca nem chegou a existir. Foi uma das notícias falsas mais divulgadas daquele ano e até o então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), caiu nela. Além do mais, ele ainda fez questão de divulgá-la em rede nacional.

Durante entrevista ao Jornal Nacional, Bolsonaro mostrou o livro "Aparelho Sexual e Cia", no dia 28 de agosto daquele ano, afirmando que a obra seria parte de um suposto 'kit gay' que seria entregue nas escolas caso o povo elegesse Fernando Haddad, do PT, para comandar o país.

Se antes da fala do ex-presidente a fake news já tinha se espalhado, depois dela ela praticamente teve um crescimento gigantesco na disseminação. Só que, na verdade, o livro nunca foi uma proposta política, ele se quer existia.

Vale mencionar que a fake news voltou ao debate do público no ano passado devido a um vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra um pai de uma aluna de uma escola municipal de Camaçari, na Bahia, reclamando que entregaram para a filha o livro "Aparelho Sexual e Cia", mas era novamente uma mentira.

A publicação também não fazia parte do acervo do colégio e a postagem estava circulando muito através do Facebook.

Mamadeira de P*roca

A Mamadeira de p*roca também foi um dos fenômenos no mundo das notícias falsas que fizeram o maior "sucesso" no Brasil. Mas o que de fato aconteceu no dia 25 de agosto de 2018?

Um vídeo mostrando uma mamadeira com bico em formato de pênis viralizou em páginas e grupos nas redes sociais.

Contudo, o que escancarou a fake news foi o fato de que, junto com a filmagem, veio a suposta informação de que o objeto teria sido distribuído em escolas e creches de São Paulo por determinação do ex-prefeito Fernando Haddad, então candidato a presidente da República.

A repercussão do caso da mamadeira de p*roca possui até, incrivelmente, uma página na Wikipedia. Vale mencionar que ela começou a ser disseminada pelo Facebook, mas se espalhou em todos os lugares muito por conta do WhatsApp.

A distribuição das mamadeiras, claro, nunca aconteceu. O site de campanha do candidato, inclusive, até publicou uma nota oficial em que o político nega qualquer distribuição do tipo.

O caso até ganhou repercussão internacional. Jornais de Portugal, França e Estados Unidos relataram o caos da eleição em 2018 com a grande quantidade de notícias falsas que surgiam do nada a cada dia.

Aliás, a mamadeira mostrada na gravação é, na verdade, um brinquedo erótico vendido em sex shops.

Fake news de kit gay e mamadeira de p*roca foram muito divulgadas. Imagens: reprodução/O Globo e Wikipedia
Fake news de kit gay e mamadeira de p*roca foram muito divulgadas. Imagens: reprodução/O Globo e Wikipedia

6. Pabllo Vittar estampa nota de R$ 50

A fake news de que a cantora Pabllo Vittar iria estampar a nota oficial de R$ 50 no Brasil começou como uma simples brincadeira que evoluiu e tomou proporções inesperadas.

Vale mencionar que o autor do boato é Gilmar Lopes, criador do site e-farsas, especializado justamente em desmentir as mentiras que circulam na internet falsa se espalhou no início do ano de 2018. Irônico, não?

Muitas pessoas acreditavam firmemente na história. Foram, inclusive, criadas até duas petições no site de abaixo-assinados Avaaz: contra e a favor de estampar o rosto da artista nas cédulas brasileiras.

A publicação do profissional no Twitter viralizou rapidamente nas outras redes sociais. Por conta disso, não demoraram a aparecer posts no Facebook e no WhatsApp, cheios de erros de português, diziam que "um projeto da Casa da Moeda já estava sendo encaminhado a 'câmera' de vereadores".

A imagem que circulou na internet foi o que mais deixou a notícia falsa parecendo verdadeira. Relembre:

Pabllo Vittar estampa nota de R$ 50: fake news. Imagens: reprodução/Twitter
Pabllo Vittar estampa nota de R$ 50: fake news. Imagens: reprodução/Twitter

7. Messi é autista

Essa fake news é uma das mais famosas que circulam no meio do futebol. Em meio à Copa do Mundo do Catar, que aconteceu durante os meses de novembro e dezembro do ano passado, voltou a rodar, novamente, o rumor de que Lionel Messi, hoje com seus 35 anos de idade, tem autismo.

Contudo, essa informação é falsa. A família do craque nunca confirmou o diagnóstico, e o médico do camisa 10 argentino já comentou que ele não tem o transtorno do espectro autista (TEA).

Para quem não sabe, a fake news de que Messi é autista começou a circular por meio de boatos no Brasil.

Em 2013, o escritor e jornalista Roberto Amado publicou que o astro havia sido diagnosticado com a síndrome de Asperger, uma forma mais branda de autismo, quando ainda era criança, aos 8 anos de idade.

O texto do brasileiro trazia algumas características do jogador que poderiam comprovar o diagnóstico, como a timidez e o estilo dele dentro de campo - mais contido e calmo.

A família do jogador, por outro lado, tratou o artigo direto como fake news. Em entrevista ao UOL, no ano de 2013, o médico do camisa 30 do PSG, Diego Schwartzstein, confirmou a versão da família e disse que o atleta não possui autismo. 

"Leo nunca foi diagnosticado como Asperger ou qualquer outra forma de autismo. Isso é realmente uma bobagem".

Vale mencionar que Diego foi o profissional de saúde que ajudou Lionel Messi a tratar um problema de deficiência hormonal que fez com que ele crescesse pouco e atrasasse seu crescimento durante a infância.

Qual a origem do Dia da Mentira?

Sabemos o que fazer e também a data da comemoração; contudo, qual a origem do Dia da Mentira?

Mesmo após muitos estudos, os historiadores não conseguiram entrar em um consenso para definir a origem da data. Contudo, alguns estudiosos sugerem que a celebração surgiu lá na Idade Média.

Existem muitas teorias sobre o tema. Uma delas começa com a ideia de que o April Fools’ Day (Primeiro de Abril, em tradução livre para o português) surgiu através de uma mudança realizada no calendário que a França usava no século XVI.

Vale mencionar que, nesse século, ocorreram vários debates sobre mudanças de calendário, já que o calendário Juliano já estava ultrapassado. O Ano Novo, por exemplo, era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril.

Por conta disso, após uma reunião do Concílio de Trento (reunião do clero da Igreja Católica, entre os anos de 1545 e 1563, que reafirmou os ensinamentos doutrinários do catolicismo), os participantes decidiram que o calendário Gregoriano - que é o que a maioria do mundo usa hoje em dia - iria substituir o antigo.

Assim, o papa Gregório XIII, em 1582, fez a nova determinação de que o ano começaria no dia 1º de janeiro.

De acordo com informações da Agência Brasil, alguns historiadores afirmam que parte da população francesa não gostou da decisão, decidiu se revoltar contra a medida e se recusou a adotar o 1º de janeiro como início do ano.

Por conta dessa negação, os resistentes começaram a ser zoados pelas outras pessoas, que os convidavam para festas e comemorações que não existiam no dia 1º de abril, além de darem presentes estranhos. Eles eram chamados de "bobos de abril". Essa é apenas uma das teorias que pode explicar a tradição de zombaria e de pregação de peças.

Outros relatos de historiadores também apontam relatos históricos que relacionam a data ao festival de Hilária, uma festa romana que ocorria no período anterior ao nascimento de Cristo.

A festividade comemorava o equinócio de março como uma forma de homenagear a deusa Cibele, a "Mãe dos Deuses", uma divindade que reunia aspectos das deusas gregas Gaia, Reia e Deméter.

Uma última teoria menciona o poeta Eduard de Dene, também do século XVI, que escreveu um poema que sugere práticas parecidas com as do Dia da Mentira.

No Brasil, a comemoração começou a se tornar popular no estado de Minas Gerais. Existiu um jornal chamado "A Mentira", que comentava sobre assuntos efêmeros e sensacionalistas do início do século XIX.

A tradição de celebrar o Dia da Mentira, então, veio à tona em 1828 no país. Esse periódico, inclusive, teria lançado uma matéria em 1º de abril de 1848 que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II.

Dois dias depois, o jornal teve que desmentir a publicação, já que muita gente acreditou na notícia. Vale lembrar que Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.

Pegadinhas leves para fazer com amigos ou familiares

Aqui vão algumas dicas de brincadeiras e pegadinhas para você que não quer deixar o Dia da Mentira passar em branco! São peças bem leves para pregar em seus amigos ou familiares!

  1. Você pode brincar com a sua mãe perguntando se ela já decidiu os nomes dos dois cãezinhos que seu pai ou até você mesmo irá trazer para casa mais tarde, ao fim do dia. Só cuidado para ela não ter um ataque do coração!
  2. Um recado totalmente doido na secretária eletrônica de algum familiar ou amigo pode ser muito engraçado. Mas é preciso manter o tom sério e não dar risada no meio do processo.
  3. Lojas de mágica e/ou fantasia também podem ser muito úteis durante o dia. Uma caneta que vive soltando tinta, uma almofada que faz barulho de pum, uma barata/aranha/cobra falsa…
Compartilhe  

últimas notícias