Diário de São Paulo
Siga-nos
Fora Datena

Tucanos de alta plumagem rejeitam Datena e querem apoio a Ricardo Nunes

Família de Bruno Covas acredita que Datena não está alinhado ao programa do PSDB

Datena é rejeitado e tucanos querem apoiar Nunes - Imagem: Reprodução / Governo do Estado de São Paulo
Datena é rejeitado e tucanos querem apoiar Nunes - Imagem: Reprodução / Governo do Estado de São Paulo

Jair Viana Publicado em 26/07/2024, às 11h28


Tucanos da mais alta plumagem emitiram manifesto, nesta quinta-feira (25), de rejeição à candidatura do apresentador José Luiz Datena, além de repúdio às decisões da alta cúpula do partido, chamada de "biônica" pelos manifestantes. O documento de apoio à reeleição do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), diz que o prefeito "cumpriu o plano de governo e metas" do ex-prefeito Bruno Covas (morto em 16 de maio de 2021), de quem Nunes era vice. Renata Covas, mãe de Bruno e seu filho, Tomás, foram os primeiros a assinar o manifesto.

O descontentamento dos mais de 100 tucanos que assinam o manifesto com a postura de Datena e da direção do PSDB de São Paulo leva em conta vários aspectos do perfil de Datena, começando pela sua passagem por outros 10 partidos antes de sua filiação ao PSDB, passando por suas ideais e comportamento. Ele é chamado de "recém-filiado".

No mesmo documento, os signatários cobram o direito à participação nas decisões do partido. "Reivindicar que os filiados ao PSDB, como sempre ocorreu ao longo de nossa história, sejam ouvidos e tenham o seu direito a voto respeitado na escolha do rumo do partido nestas eleições", diz trecho do documento.

A reportagem tentou contato com Datena, mas não foi localizado. Caso ele se manifeste, o texto será atualizado. Veja abaixo o teor do manifesto:

"Nós, filiados e simpatizantes do PSDB, como participantes dos diversos planos e governos tucanos nos níveis federal, estadual ou municipal, bem como defensores e cabos eleitorais da chapa vitoriosa em 2020 Bruno Covas/Ricardo Nunes à prefeitura de São Paulo, vimos, por intermédio desse manifesto:

Repudiar o autoritarismo e a não democracia interna da executiva biônica do diretório municipal, diga-se de passagem, a única da história.

Reivindicar que os filiados ao PSDB, como sempre ocorreu ao longo de nossa história, sejam ouvidos e tenham o seu direito a voto respeitado na escolha do rumo do partido nessas eleições.

Solicitar uma reunião da executiva interventora com todos os presidentes de diretórios zonais, bem como os membros do diretório municipal, que foram legitimamente eleitos pelos filiados nas últimas e respectivas convenções zonais e municipais, processo democrático que ocorre em todas as convenções desde 1988.

Desconhecer no recém-filiado José Luíz Datena a identificação com os ideais da social-democracia e com os governos tucanos, muito distante do perfil dos quadros que já nos representaram nos nove pleitos a prefeito, desde a nossa fundação: José Serra, Fabio Feldman, Geraldo Alckmin, João Doria e Bruno Covas.

Manifestar nossa preocupação com a falta de coerência partidária do recém-filiado Datena, por sua trajetória de filiação em mais de uma dezena de partidos políticos.

Divergir das críticas constantes e despropositadas do recém-filiado aos diversos governos tucanos.

Defender que o partido apoie a reeleição do prefeito Ricardo Nunes, eleito vice na chapa do nosso saudoso Bruno Covas, dado ter honrado o compromisso com nosso Programa de Governo e Plano de Metas.

A reeleição de Ricardo Nunes significa a aprovação da gestão Bruno Covas, pelo voto popular, que tanto nossos líderes defendiam."

Assinam:
Renata Covas
Tomás Covas
Ricardo Montoro
Reis Lobo
Gustavo Pires
Fernando Padula
Vitor Sampaio
Fernando Alfredo
Fabio Lepique
Dika VidalAdilsom Jesus
Ailton dos Santos
Alcides Ushoa
Alex Peixe
Aline Paganotti
Alfredo Marano
Américo Kikuta
Ana Angélica
André Ceresa
Andreia Tavares
Antônio Teixeira
Augusto Liberato
Beto Mandes
Bruna Galvão
Caio Fujita
Carlos Alberto
Carlos Garcia
Carol Lafemina
Caroline Aparecida
Cassio Eduardo
Cidinha Almeida
Cladiléia Ribeiro
Clodoaldo Pelissione
Damaris Kuo
Delson Braga
Diogo Soares
Décio Matos
Edinelma Justino
Edson Brasil
Edsom Ortega
Elisa Lucas
Elói Estrela
Eunice Prudente
Fabrício Cobra
Fagotti Junior
Fernando Chucre
Francisco Alves
Helena Costa
Igor Kazakos
Iara Cunha
Isis Duilho
Ivan Lima
Jackson Santos
Janaina Dias
Jhonny Brito
João Manoel
João Scudeler
José Armênio
José Fabris
José Brasiolli
José Santos
Jotamar Candido
Joventina
Juliana Felisbino
Leandro Meneses
Leonardo Onoda
Lygia Nader
Marcelo Cordeiro
Marciglio
Marcos Antônio
Marcos Vinicius
Marcos Zerbini
Maria Aparecida
Maria de Lurdes
Maria Eunice
Maria Santana
Marisa Gasparine
Nelito Novaes
Oseias Thomas
Paulo Leite
Pedro Bastos
Renata Beneton
Rita de Cassia
Roberto Bernal
Rodolpho Furlan
Roger Willians
Rogerio Custodio
Rogerio de Jesus
Roice Todoverto
Roseli Teles
Rubens Morais
Sandra Camilo
Sheila Ferreira
Thiago Almeida
Thiago Lobo
Tia Lena
Ubirajara Felix
Wanderlei Muniz
Welington Negão
William Amaro

Compartilhe