Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2022

Saiba a verdade: afinal, Messi é autista ou não?

Em meio à Copa do Mundo, o questionamento ganhou força na web

Rumor começou em 2013 - Imagem: reprodução/Twitter @mundodabola
Rumor começou em 2013 - Imagem: reprodução/Twitter @mundodabola

Thais Bueno Publicado em 15/12/2022, às 17h31


Que Lionel Messi é um dos grandes personagens desta Copa do Mundo todos já sabem. O craque, que vem fazendo um grande torneio e jogará a final no próximo domingo (18) contra a França, já afirmou, porém, que edição do Catar será a última do torneio em sua carreira.

Em meio à Copa do Mundo de 2022, voltou a circular, novamente, o rumor de que o atacante, que está com seus 35 anos de idade, tem autismo.

Contudo, essa informação é falsa. A família do craque nunca confirmou o diagnóstico, e o médico do camisa 10 argentino já comentou que ele não tem o transtorno do espectro autista (TEA).

Para quem não sabe, a fake news de que Messi é autista começou a circular por meio de boatos no Brasil. Em 2013, o escritor e jornalista Roberto Amado publicou que o astro havia sido diagnosticado com a síndrome de Asperger, uma forma mais branda de autismo, quando ainda era criança, aos 8 anos de idade.

O texto do brasileiro trazia algumas características do jogador que poderiam comprovar o diagnóstico, como a timidez e o estilo dele dentro de campo - mais contido e calmo.

A família do jogador, por outro lado, tratou o artigo direto como fake news. Em entrevista ao UOL, no ano de 2013, o médico do camisa 30 do PSG, Diego Schwartzstein, confirmou a versão da família e disse que o atleta não possui autismo.

"Leo nunca foi diagnosticado como Asperger ou qualquer outra forma de autismo. Isso é realmente uma bobagem".

Vale mencionar que Diego foi o profissional de saúde que ajudou Lionel Messi a tratar um problema de deficiência hormonal que fez com que ele crescesse pouco e atrasasse seu crescimento durante a infância.

Recordes na Copa

Messi ainda foi perguntado sobre os recordes que vem quebrando nesta Copa de 2022. O astro se tornou, na partida contra a Croácia, o jogador com mais participações diretas em gols na história da competição, com 20. (11 gols e 9 assistências).

Além disso, também conquistou o posto de jogador argentino que mais marcou no torneio, com 11 gols, ultrapassando Batistuta.

Ele também igualou o alemão Lothar Matthäus em números de partidas em Copas. Quando entrar em campo no próximo domingo (18), o jogador chegará a 26 partidas e quebrará mais este recorde.

O jornalista perguntou para Messi o que ele achava de todos esses recordes. O atleta ficou feliz, claro, mas destacou que tem outro objetivo.

"Isso tudo é muito legal, mas o mais importante é conseguir o objetivo do grupo, que é o mais lindo de tudo. Estamos a um passo do troféu depois de lutarmos muito, então daremos o máximo para tentar vencer".

Vale mencionar que, até o momento, Messi e Mbappé estão empatados na artilharia da Copa do Mundo de 2022 - ambos têm 5 gols.

Compartilhe  

últimas notícias