Diário de São Paulo
Siga-nos
Escola Base

Caso Escola Base vira documentário e relembra notícia falsa sobre pedofilia; veja o trailer

O repórter Valmir Salaro se desculpou com os inocentes em produção do Globoplay

Caso Escola Base vira documentário e relembra notícia falsa sobre pedofilia; veja o trailer - Imagem: reprodução Globoplay
Caso Escola Base vira documentário e relembra notícia falsa sobre pedofilia; veja o trailer - Imagem: reprodução Globoplay

Vitória Tedeschi Publicado em 11/11/2022, às 15h07


Quanto vale um furo jornalístico? Uma notícia dada em primeira mão? Essa é a pergunta de ouro que lembra um dos casos mais notórios da história do jornalismo brasileiro: o caso Escola Base.

Uma série de erros cometidos pela polícia e pela imprensa que levou uma escola infantil, no bairro da Aclimação, em São Paulo, a se tornar exemplo de como é possível acabar com vidas a partir de situações não apuradas e suposições.

Era março de 1994 e após uma denúncia de assédio a crianças de quatro anos dentro da própria escola, a vida dos proprietários da Escola Base, Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada, a professora Paula Milhim e o esposo, o motorista Maurício Alvarenga nunca mais foi a mesma.

Apesar das acusações dos pais dos alunos e do primeiro delegado responsável pela investigação, o aprofundamento da apuração mostrou que os denunciados eram inocentes, e os relatos mentirosos, assim o caso virou um escândalo nacional.

Com uma reportagem no Jornal Nacional, Valmir Salaro foi o primeiro repórter a noticiar a acusação.

28 anos depois, ele procura as vítimas da injustiça e fica frente a frente com elas, seus descendentes e outros personagens dessa história revisitada no documentário 'Escola Base: Um Repórter Enfrenta o Passado', que é dirigido por Eliane Scardovelli e Caio Cavechini e estreiou na última quinta-feira (10) no Globoplay.

Ao longo do documentário, Salaro entende que sua postura não foi a correta do ponto de vista jornalístico: o lado dos acusados nunca foi ouvido e foi noticiado de maneira leviana em TV nacional.

Alguns outros repórteres são citados, mas, por ter sido o pioneiro no caso, a "culpa" de toda a a imprensa cai sobre seus ombros.

Vou voltar para uma história que há 27 anos me atormenta', declara o jornalista no documentário, um projeto do próprio Valmir Salaro e do jornalista Alan Graça Ferreira, seu amigo e colega em pautas no Fantástico.

Confira o trailer:

Compartilhe