Diário de São Paulo
Siga-nos
ENEM 2023

O resultado do Enem 2023 será divulgado nesta terça; confira como utilizar sua nota

O Enem 2023 foi reaplicado em 5 e 12 de novembro, na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL e reaplicação

O Enem 2023 foi reaplicado em 5 e 12 de novembro, na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL e reaplicação - Imagem: Reprodução/Instagram @samiestudy
O Enem 2023 foi reaplicado em 5 e 12 de novembro, na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL e reaplicação - Imagem: Reprodução/Instagram @samiestudy

Ana Rodrigues Publicado em 16/01/2024, às 09h02


Nesta terça-feira (16), será divulgado os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A divulgação deve acontecer após uma entrevista coletiva do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois ele permite que seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.

Segundo o G1, as provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro, na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Confira como as notas podem ser utilizadas no Brasil e no exterior:

No exterior

Em Portugal, pelo menos 29 instituições - incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores -, aceitam as notas do Enem em seus processos de admissão. O país é o que mais aceita o Enem como vestibular, além do Brasil, graças a um acordo entre os dois governos.

Nos Estados Unidos, pelo menos 4 universidades, aceitam a nota do Enem como critério de ingresso. O processo seletivo para estas instituições também pode envolver outros passos, como o exame de proficiência em inglês e o comprovante de conclusão do ensino médio.

Algumas universidades do Reino Unido levam em conta a nota do Enem no processo de admissão. Outros passos também podem ser necessários para ingresso e matrícula.

No Canadá, pelo menos a Universidade de Toronto e a Universidade Metropolitana de Toronto aceitam o Enem como parte do processo de ingresso em suas graduações. As universidades podem estabelecer outras etapas para o processo de admissão.

Confira a lista de faculdades aqui.

Como usar a nota do Enem no Brasil

O governo federal tem três programas nacionais para o ingresso no ensino superior. Eles funcionam para admissão em universidades públicas, concessão de bolsas em instituições privadas ou financiamento de cursos, nas faculdades particulares.

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas. A partir deste ano (2024), o programa passa a ter apenas uma edição por ano.

  • As vagas: Em 2024, serão disponibilizadas 264.360 vagas, onde serão distribuídas entre 127 instituições de educação superior. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá ter feito o Enem 2023 e tirado uma nota acima de zero na redação. As inscrições acontecem de 22 a 25 de janeiro.
  • Como funciona: Na inscrição, o aluno pode escolher até duas opções de cursos e/ou instituição. Durante o período de inscrição, o candidato pode mudar as opções no sistema quantas vezes quiser, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há também vagas para cotistas, onde, as regras variam de instituição para instituição.
  • Pré-requisitos: Ter prestado a edição mais recente do Enem e tirado nota superior a zero na redação.

Vale reforçar que, com essa novidade de edição única, o programa terá apenas um calendário válido para todos os participantes. Ou seja, mesmo que os candidatos iniciem o curso somente no segundo semestre, eles precisarão se matricular na mesma data dos que iniciam o curso no primeiro semestre.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.

  • Como funciona: O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno). Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos. Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada no período de inscrições).
  • Pré-requisitos: Ter cursado os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral (100%) em colégios privados, e pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.
  • Tipos de bolsa: Integral (renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (que cobre 50% da mensalidade, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos).Integral (renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (que cobre 50% da mensalidade, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos).

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a possibilidade de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

  • Como funciona: O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato.
  • Pré-requisitos: Pode se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

O Fies tem sido alvo de críticas, pois ele não garante o financiamento de 100%, e os alunos, sem condições de pagar o restante, acabam depois se endividando.

Universidades privadas no Brasil

Há muitas instituições privadas de ensino superior que utilizam a nota do Enem no processo seletivo o que oferecem descontos nas mensalidades a partir do desempenho do candidato nesse exame. As regras e datas variam de universidade para universidade.

Compartilhe  

últimas notícias