O atraso tem gerado confusão entre estudantes e faculdades

Vitória Tedeschi Publicado em 12/08/2022, às 15h12
Nos últimos dias, universidades e entidades de ensino superior estão acusando o Ministério da Edução (MEC) de atrasar a divulgação de dados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e comprometer o calendário acadêmico das faculdades e o processo de matrícula dos alunos para o segundo semestre.
Os estudantes também revelaram que estão preocupados com o "sumiço" de vagas que antes estavam disponíveis nas universidades escolhidas. De acordo com os diversos relatos na internet, eles têm ido até as instituições, mas são impedidos de fazer a matrícula para o curso desejado pela falta dessas informações.
Ao g1, Liliane Novaes, de 26 anos, contou que foi pré-selecionada em odontologia na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Ela ainda está à espera de orientações sobre a documentação.
"Estou aflita e insegura. Não adianta ir até a faculdade. Mandei e-mail e disseram que é atraso do MEC", contou.
Já ao O Popular,Maicon Douglas, de 18 anos, contou que foi pré-aprovado com uma bolsa do Prouni para o curso de Engenharia de Produção. No entanto, assim como os milhares de candidatos, também está impedido temporariamente de dar início ao procedimento de matrícula.
"Eles falaram que ainda não tinham recebido os resultados dos candidatos. Liguei hoje de novo [quinta-feira (11)], e falaram que estava do mesmo jeito", disse.
De acordo com a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), o MEC deveria ter enviado a lista com informações dos aprovados na última terça-feira, mesmo dia em o resultado foi divulgado - o que até o momento não aconteceu.
A situação fez com que o MEC prorrogasse o período de incrições em um dia. Além disso, a pasta, em resposta, afirmou que está fazendo ajustes no sistema para que nenhum candidato seja prejudicado.
Veja o resumo do problema relatado pelas instituições:
Passei, e já perdi 3 dias uteis porque @meceducacao ainda não enviou a lista pra faculdade dos que passaram .... aiai #prouni
— Anny (@annymestisaa) August 11, 2022
fui pre aprovada no ProUni, bolsa de 100% ate o momento não efetuei minha matricula. motivo? segundo a universidade, o ministério da educação @inep_mec não enviou a lista dos pre aprovados. sem essa lista nada de matricula. sinceramente, que descaso.
— f.r.a.g.m.e.n.t.a.d.a 🦋 (@batista_kauana) August 12, 2022
O prazo para apresentar a documentação é até quarta, porém já perdemos 3 dias nesta espera pelo e-mail.
— Thaís Bispo (@Tha_abispo) August 12, 2022
Poderia nos dá retorno.#prouni
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

O lugar a que pertencemos

VÍDEO: pastor é flagrado fazendo sexo com menor de idade nos fundos de igreja

CBF notifica 99, BYD, Bradesco e Nubank por suposto marketing de emboscada durante a Copa

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa