Diário de São Paulo
Siga-nos
Prouni 2022

MEC é acusado de atrasar dados do Prouni de candidatos selecionados; entenda

O atraso tem gerado confusão entre estudantes e faculdades

Universidades acusam MEC de atrasar dados do Prouni necessários para a matrícula de selecionados - Imagem: reprodução Freepik
Universidades acusam MEC de atrasar dados do Prouni necessários para a matrícula de selecionados - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 12/08/2022, às 15h12


Nos últimos dias, universidades e entidades de ensino superior estão acusando o Ministério da Edução (MEC) de atrasar a divulgação de dados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e comprometer o calendário acadêmico das faculdades e o processo de matrícula dos alunos para o segundo semestre.

Os estudantes também revelaram que estão preocupados com o "sumiço" de vagas que antes estavam disponíveis nas universidades escolhidas. De acordo com os diversos relatos na internet, eles têm ido até as instituições, mas são impedidos de fazer a matrícula para o curso desejado pela falta dessas informações.

Ao g1, Liliane Novaes, de 26 anos, contou que foi pré-selecionada em odontologia na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Ela ainda está à espera de orientações sobre a documentação.

"Estou aflita e insegura. Não adianta ir até a faculdade. Mandei e-mail e disseram que é atraso do MEC", contou.

Já ao O Popular,Maicon Douglas, de 18 anos, contou que foi pré-aprovado com uma bolsa do Prouni para o curso de Engenharia de Produção. No entanto, assim como os milhares de candidatos, também está impedido temporariamente de dar início ao procedimento de matrícula.

"Eles falaram que ainda não tinham recebido os resultados dos candidatos. Liguei hoje de novo [quinta-feira (11)], e falaram que estava do mesmo jeito", disse.

De acordo com a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), o MEC deveria ter enviado a lista com informações dos aprovados na última terça-feira, mesmo dia em o resultado foi divulgado -  o que até o momento não aconteceu.

A situação fez com que o MEC prorrogasse o período de incrições em um dia. Além disso, a pasta, em resposta, afirmou que está fazendo ajustes no sistema para que nenhum candidato seja prejudicado.

Veja o resumo do problema relatado pelas instituições:

  • Em 9 de agosto, os candidatos tiveram acesso ao resultado da 1ª chamada para as bolsas de estudo.
  • Aqueles que foram pré-selecionados devem, até a próxima quarta-feira (17), entregar a documentação para a instituição de ensino (comprovando, por exemplo, a renda familiar). Só assim terão a vaga garantida.
  • As universidades,no entanto, afirmam que, até esta sexta-feira (12), ainda não haviam recebido do MEC as listas de pré-aprovados no Prouni. Sem esses resultados, não há como solicitarem os documentos dos alunos e formalizarem as matrículas.

Veja o desabafo de alguns alunos no Twitter:

Compartilhe  

últimas notícias