Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde para população de rua

Governo federal lança política nacional para ampliar atendimento de saúde à população em situação de rua

Nova estratégia prevê unidades móveis, reforço das equipes do SUS e investimento milionário para garantir atendimento nos territórios

A PNAIS Rua foi desenvolvida em colaboração com União, estados e municípios, visando fortalecer a rede de atendimento à população em situação de rua - Imagem: Reprodução/ Rafael Nascimento/MS
A PNAIS Rua foi desenvolvida em colaboração com União, estados e municípios, visando fortalecer a rede de atendimento à população em situação de rua - Imagem: Reprodução/ Rafael Nascimento/MS

Letícia Sales Publicado em 25/06/2026, às 08h33


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quarta-feira (24), em São Paulo, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua (PNAIS Rua). A iniciativa estabelece diretrizes para ampliar o acesso dessa população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer o atendimento em todo o país.

A nova política tem como objetivo garantir cuidado integral em todas as fases da vida, além de combater situações de discriminação, como aporofobia, racismo e LGBTQIA+fobia, que frequentemente dificultam o acesso de pessoas em situação de rua aos serviços de saúde.

Como parte da estratégia, o Ministério da Saúde anunciou a entrega de 400 Unidades Móveis de Rua (UMR) para municípios e para o Distrito Federal. Os veículos serão utilizados pelas equipes do programa Consultório na Rua, ampliando a capacidade de atendimento diretamente nos territórios onde essa população vive.

Segundo a pasta, 350 equipes devem receber as unidades ainda em 2026. A previsão é de que todos os veículos estejam em operação até 2027. O investimento destinado à ação será de R$ 144 milhões.

Durante o lançamento, Padilha destacou os impactos esperados da medida.

"O nosso objetivo com a nova política é cuidar melhor das cerca de 200 mil pessoas que já são acompanhadas pelas equipes de Consultório na Rua. Com a estrutura das novas unidades móveis, elas vão fazer consulta médica, o acompanhamento de enfermagem, o acompanhamento de pré-natal, procedimentos curativos, coleta de exames no próprio território", explicou Padilha.

O ministro também detalhou os recursos destinados à manutenção das equipes e à expansão da iniciativa.

"O orçamento é mais de cerca de R$ 85 milhões para o ano de 2026, que são recursos para manutenção e contratação dessas equipes. Mais o investimento para ampliação em 2026 e 2027, que ultrapassa R$ 30 milhões”, afirmou.

A PNAIS Rua foi construída de forma conjunta entre União, estados e municípios, por meio do Comitê Técnico de Saúde da População em Situação de Rua. O grupo reúne representantes de movimentos sociais, instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de gestores do SUS.

Além do lançamento da política nacional, Alexandre Padilha cumpriu agenda em diferentes cidades paulistas. Na capital, visitou o Instituto do Coração (Incor) para anunciar a aquisição de equipamentos. Em Cubatão, participou do lançamento de uma unidade móvel de saúde voltada ao atendimento de caminhoneiros e caminhoneiras. Já em São Vicente, visitou as obras concluídas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Jardim Rio Branco.

A expectativa do Ministério da Saúde é que a nova política fortaleça a rede de atendimento e amplie a assistência à população em situação de rua, levando serviços essenciais diretamente aos locais onde essas pessoas se encontram.


últimas notícias