Nova estratégia prevê unidades móveis, reforço das equipes do SUS e investimento milionário para garantir atendimento nos territórios

Letícia Sales Publicado em 25/06/2026, às 08h33
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quarta-feira (24), em São Paulo, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua (PNAIS Rua). A iniciativa estabelece diretrizes para ampliar o acesso dessa população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer o atendimento em todo o país.
A nova política tem como objetivo garantir cuidado integral em todas as fases da vida, além de combater situações de discriminação, como aporofobia, racismo e LGBTQIA+fobia, que frequentemente dificultam o acesso de pessoas em situação de rua aos serviços de saúde.
Como parte da estratégia, o Ministério da Saúde anunciou a entrega de 400 Unidades Móveis de Rua (UMR) para municípios e para o Distrito Federal. Os veículos serão utilizados pelas equipes do programa Consultório na Rua, ampliando a capacidade de atendimento diretamente nos territórios onde essa população vive.
Segundo a pasta, 350 equipes devem receber as unidades ainda em 2026. A previsão é de que todos os veículos estejam em operação até 2027. O investimento destinado à ação será de R$ 144 milhões.
Durante o lançamento, Padilha destacou os impactos esperados da medida.
"O nosso objetivo com a nova política é cuidar melhor das cerca de 200 mil pessoas que já são acompanhadas pelas equipes de Consultório na Rua. Com a estrutura das novas unidades móveis, elas vão fazer consulta médica, o acompanhamento de enfermagem, o acompanhamento de pré-natal, procedimentos curativos, coleta de exames no próprio território", explicou Padilha.
O ministro também detalhou os recursos destinados à manutenção das equipes e à expansão da iniciativa.
"O orçamento é mais de cerca de R$ 85 milhões para o ano de 2026, que são recursos para manutenção e contratação dessas equipes. Mais o investimento para ampliação em 2026 e 2027, que ultrapassa R$ 30 milhões”, afirmou.
A PNAIS Rua foi construída de forma conjunta entre União, estados e municípios, por meio do Comitê Técnico de Saúde da População em Situação de Rua. O grupo reúne representantes de movimentos sociais, instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de gestores do SUS.
Além do lançamento da política nacional, Alexandre Padilha cumpriu agenda em diferentes cidades paulistas. Na capital, visitou o Instituto do Coração (Incor) para anunciar a aquisição de equipamentos. Em Cubatão, participou do lançamento de uma unidade móvel de saúde voltada ao atendimento de caminhoneiros e caminhoneiras. Já em São Vicente, visitou as obras concluídas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Jardim Rio Branco.
A expectativa do Ministério da Saúde é que a nova política fortaleça a rede de atendimento e amplie a assistência à população em situação de rua, levando serviços essenciais diretamente aos locais onde essas pessoas se encontram.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil

Rio Preto registra três furtos de veículos em apenas seis horas

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Número de mortos em terremotos na Venezuela sobe para 164 e mobiliza ajuda internacional

Governo federal lança política nacional para ampliar atendimento de saúde à população em situação de rua

Deolane tem registro suspenso pela OAB-SP e segue presa por suspeita de ligação com o PCC

Brasil goleia a Escócia, confirma liderança do grupo e embala rumo ao mata-mata da Copa do Mundo

Michelle Bolsonaro expõe crise com Flávio e diz ter sido humilhada e apunhalada pelo senador