Diário de São Paulo
Siga-nos

Novo Ensino Médio: MEC busca participação popular e inova com consulta por WhatsApp

Lula planeja melhorias no sistema criado por Temer, declara o ex-presidente no início do mês

Novo Ensino Médio: MEC busca participação popular e inova com consulta por WhatsApp - Imagem: Divulgação / VIVO
Novo Ensino Médio: MEC busca participação popular e inova com consulta por WhatsApp - Imagem: Divulgação / VIVO

Marina Roveda Publicado em 24/04/2023, às 09h47


O Ministério da Educação está empenhado em debater e implementar o novo ensino médio no país, e para isso, está elaborando uma série de consultas públicas, pesquisas e eventos. Em maio, o MEC lançará uma consulta via WhatsApp para cerca de cem mil estudantes e professores. A ideia é discutir o tema de forma estruturada, evitando polarização.

Enquanto isso, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, um dos responsáveis pela aprovação do novo ensino médio, acredita que ele dará mais flexibilidade curricular e protagonismo aos jovens, permitindo que eles decidam qual área de conhecimento desejam se aprofundar. Por outro lado, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação é contra a nova reforma, argumentando que ela deve ampliar as desigualdades.

Recentemente, o presidente Lula afirmou que pretende aperfeiçoar o sistema criado no governo Temer, mas que não adianta revogá-lo sem ter algo para colocar no lugar. Enquanto isso, a revogação do novo ensino médio tem sido uma reivindicação de várias entidades estudantis.

O ensino médio é uma das etapas escolares mais problemáticas do Brasil, já que um terço dos jovens de dezenove anos sequer finaliza a escola. A falta de investimentos e a escassez de escolas, especialmente em áreas remotas, tem dificultado o acesso à educação.

Compartilhe  

últimas notícias