Diário de São Paulo
Siga-nos
Brics

Lula confirma criação de uma moeda comum dos Brics

A iniciativa deve substituir o dólar nas transações comerciais

Lula confirma criação de uma moeda comum dos Brics - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial
Lula confirma criação de uma moeda comum dos Brics - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial

Vitória Tedeschi Publicado em 25/08/2023, às 10h47


Na última quinta-feira (24), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou que a Cúpula do Brics resolveu criar uma moeda para facilitar as trocas comerciais entre os países membros do bloco.

Segundo Lula, a iniciativa visa substituir o dólar nas transações comerciais entre os países-membros - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ninguém quer mudar a unidade monetária do país. O que nós queremos é criar uma moeda que permita que a gente faça negócio sem precisar comprar dólar“, disse o presidente brasileiro, em coletiva de imprensa após a Cúpula do Brics, que ocorreu nesta semana na África do Sul.

O presidente ainda ressaltou que a adoção de uma nova moeda levará tempo, mas garantiu que a área econômica dos países do Brics irá estudar a proposta para apresentar uma solução na nova reunião da Cúpula, em 2024, na Rússia.

Além disso, ele afirmou que a área econômica de cada país membro fará estudos para que propostas sejam apresentadas na próxima reunião da cúpula, no ano que vem. "Acho muito importante a gente se preocupar em criar uma certa paridade em trocas comerciais".

Veja:

Compartilhe  

últimas notícias