Diário de São Paulo
Siga-nos
AGRONEGÓCIO

Entenda como a crise na Rússia impacta o agronegócio brasileiro

Rebelião paramilitar na Rússia afeta mercado de grãos e fertilizantes nas negociações comerciais do agronegócio brasileiro

Vladimir Putin. - Imagem: Divulgação / Vyacheslav Prokofyev / TASS
Vladimir Putin. - Imagem: Divulgação / Vyacheslav Prokofyev / TASS

Marina Roveda Publicado em 01/07/2023, às 21h59


No último fim de semana, a Rússia foi abalada por uma rebelião liderada pelo grupo paramilitar Wagner, que convocou militares para marchar até Moscou. Após negociações conduzidas pelo presidente da Bielorrússia, o líder do grupo decidiu cancelar a rebelião em troca de exílio no país vizinho. No entanto, o presidente russo, Vladimir Putin, considerou o ocorrido uma punhalada nas costas e teve sua supremacia questionada.

O programa Hora H do Agro, da JovemPan, deste sábado (1º), analisou os desdobramentos dessa crise e seus impactos na guerra da Ucrânia. O mestre em relações internacionais, Valdir da Silva Bezerra, que está na Rússia, compartilhou sua visão sobre a situação no país uma semana após o episódio. Além disso, foram discutidas as perspectivas para o futuro do acordo de exportação de grãos e fertilizantes pelo Mar Negro.

Rebelião na Rússia deve elevar preços dos fertilizantes, diz CEO da Eurasia Group

Ian Bremmer, CEO da Eurasia Group, uma das principais consultorias de risco político do mundo, afirmou em entrevista à revista Veja que a crise política na Rússia tende a impactar os preços dos fertilizantes globalmente. Segundo Bremmer, a rebelião do grupo Wagner contra o governo russo aumenta o otimismo na Ucrâniae pode levar o país invadido a adotar uma postura mais audaciosa, decidindo não estender o acordo de comércio de fertilizantes pelo Mar Negro. Isso poderia resultar em um aumento nos preços desses insumos agrícolas em escala global. O programa trouxe a análise do analista da consultoria Agrinvest Commodities, Jeferson Souza, sobre as possíveis consequências para o mercado de adubos.

Governo libera volume recorde para o Plano Safra 23/24

Nesta semana, o governo anunciou o Plano Safra para a temporada 23/24, destinado a conceder crédito rural aos agricultores para custear suas safras e realizar investimentos. O programa foi dividido em planos distintos para médios e grandes produtores, bem como para pequenos agricultores. Com um volume total de mais de R$ 430 bilhões, esse é o maior montante já destinado ao Plano Safra. Em entrevista ao programa Hora H do Agro, representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil expressaram surpresa com o valor, mas também manifestaram preocupação em relação aos recursos subsidiados, que são essenciais para reduzir os juros aos agricultores.

Holanda vai estatizar fazendas para atingir meta climática

A Holanda implementará um programa de estatização de fazendas com o objetivo de cumprir suas metas climáticas. Os pecuaristas do país terão até fevereiro de 2028 para aderir voluntariamente a esse programa, que faz parte do Green Deal (Acordo Verde Europeu) e foi aprovado pela Comissão Europeia. O governo holandês destinará cerca de 1,4 bilhão de euros para a compra das propriedades rurais. Pequenos e médios criadores de gado de corte, gado leiteiro, suínos e aves poderão participar do programa. O programa Hora H do Agro conta com a análise de Daniel Vargas, coordenador do laboratório de bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para compreender melhor as implicações dessa medida.

Embargo do Japão à carne de frango e o futuro da avicultura no Brasil

O Japão suspendeu temporariamente a importação de carne de frango proveniente do estado do Espírito Santo, após o registro de um caso de gripe aviária em uma ave de subsistência. Essa é a primeira vez que o Brasil registra a doença em uma ave doméstica, já que os casos anteriores ocorreram em aves selvagens. A Associação Brasileira de Proteína Animal contestou a decisão das autoridades japonesas, argumentando que ela não está alinhada com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal, que prevê a suspensão do comércio apenas em casos de gripe aviária em aves comerciais. O programa Hora H do Agro deste sábado, 1º, discute as preocupações em relação ao embargo japonês e seus possíveis impactos futuros na avicultura brasileira.

Compartilhe  

últimas notícias