Diário de São Paulo
Siga-nos
Brics

Lula desembarca na África do Sul para participar da cúpula do Brics

Presidente brasileiro irá propor expansão dos Brics e uso de moeda comum no bloco

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Roveda Publicado em 21/08/2023, às 08h29


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na África do Sul nesta segunda-feira (21) para participar da cúpula de líderes dos países do Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além disso, Lula também fará visitas a Angola e São Tomé e Príncipe durante sua viagem pelo continente africano.

A 15ª Cúpula dos chefes de Estado do bloco Brics contará com a presença dos presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul), Xi Jinping (China) e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará remotamente.

Os principais temas da cúpula incluirão a expansão do Brics, com Lula levantando a possibilidade da inclusão de países como a Arábia Saudita e a Argentina; maior visibilidade para questões africanas, já que o presidente brasileiro tem buscado se reaproximar de países africanos; e a discussão sobre o uso de uma moeda comum para transações comerciais entre os países do bloco.

Durante sua estadia na África do Sul, Lulatambém participará de um fórum empresarial e de uma reunião de chefes de Estado e governo. Na quarta-feira (23), será realizada a reunião de cúpula entre os líderes do Brics, seguida por um encontro estendido com países-membro do Brics e cerca de 40 países convidados, a maioria interessada em ingressar no bloco.

Após a cúpula na África do Sul, Lula seguirá para Angola, onde terá reuniões bilaterais com líderes políticos, incluindo o presidente angolano João Lourenço. Ele também fará um discurso na Assembleia Nacional de Angola e participará de eventos empresariais.

Em seguida, Lula visitará São Tomé e Príncipe, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e terá reuniões bilaterais com líderes políticos.

Essa viagem de Lula pela África é uma oportunidade para fortalecer as relações diplomáticas e comerciais do Brasil com os países da região e com os demais membros do Brics.

Compartilhe  

últimas notícias