Diário de São Paulo
Siga-nos

Dennis Munhoz: A descaracterização do auxílio namora a acomodação

Parece não ser real, mas está acontecendo nos Estados Unidos da América.

Dennis Munhoz: A descaracterização do auxílio namora a acomodação
Dennis Munhoz: A descaracterização do auxílio namora a acomodação

Redação Publicado em 18/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h18


A descaracterização do auxílio namora a acomodação

Parece não ser real, mas está acontecendo nos Estados Unidos da América.

Esta nação sempre foi conhecida como a terra das oportunidades, onde aquele que luta e persiste vai conseguir triunfar, mesmo sendo humilde e sem ter “padrinhos”. Esta imagem está sendo destruída com inúmeros auxílios e ajudas do governo federal que tiveram origem na pandemia do COVID 19. Lógico que esta ajuda tem a finalidade política como pano de fundo.

Ninguém com mediano poder de raciocínio e o mínimo de dignidade humana pode ser contra o auxílio do governo em épocas de crises e catástrofes, todavia prolongar estes atos emergenciais a ponto de estimular o ócio e a preguiça tem uma diferença astronômica.

Muitos americanos estão preferindo ficar em casa recebendo o auxílio do governo federal a sair e trabalhar como faziam antes da COVID 19. Está faltando mão de obra em todos os setores da economia e, as conseqüências são terríveis, senão vejamos:  empresas e comércio diminuindo a capacidade mesmo aumento o valor do salário, falta de produtos e serviços no dia a dia do americano, cancelamento de vários eventos e aquilo que é inevitável nesta mistura explosiva: INFLAÇÃO.

Sim, este fenômeno até então desconhecido do povo norte americano surgiu com força em 2021, com aquele jeitão de quem vai ficar por aqui algum tempo. O preço dos produtos e serviços dispararam, em muitos casos aumentando mais de 30% em menos de um ano ( vamos lembrar que a inflação anual aqui era de menos de 2% ao ano). Nós brasileiros sabemos que este é o maior vilão da economia, corroe o salário concentra renda e traz o empobrecimento a grande maioria da população.

Apenas para termos uma idéia do problema criado, muitas empresas estão pedindo a aposentados que retornem ao trabalho, até presidiários que tem bom comportamento mas ainda estão cumprindo pena viraram alvos das empresas.

A dívida pública esta aumentando, e o mais perigoso é que a sensação de acomodação e protecionismo começa a contaminar a mente do trabalhador. Não existe almoço de graça. Esta conta vai chegar e tomara que o governo americano acorde a tempo.

A partir do momento que o ser humano perde a vontade de trabalhar, crescer, competir e prosperar, contentando-se com o Estado como mantenedor a falência será uma questão de tempo.

Dennis Munhoz é jornalista e advogado, foi Presidente da TV Record e Superintendente da Rede TV, atualmente atua como apresentador e Jornalista da Rede Mundial nos Estados Unidos.

Compartilhe  

últimas notícias