Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Lucro com Propósito!

Como encontramos o lugar onde os dois se cruzam? E em qual devemos focar primeiro?

Rav Sany Sonnenreich. - Imagem: Divulgação / Acervo Pessoal
Rav Sany Sonnenreich. - Imagem: Divulgação / Acervo Pessoal

Rav Sany Sonnenreich Publicado em 05/09/2022, às 08h30


Em algum momento de nossa vida adulta, tivemos que nos perguntar se nossas carreiras combinam significado e propósito com dinheiro e lucro. Buscamos os dois, mas até que

ponto? Concentre-se demais no propósito e você pode perder o lucro. Concentre-se demais no lucroe você pode perder o objetivo…

Como encontramos o lugar onde os dois se cruzam? E, finalmente, em qual devemos focar primeiro?

Vamos começar olhando para dentro. Todos nós viemos a este mundo com um saco de ferramentas, talentos, inclinações e capacidades naturais. Cabe a nós abrir a sacola e descobrir como usar nossas ferramentas para servir ao nosso Criador e ao Seu mundo.

Em “Os Deveres do Coração”, o estudioso espanhol do século 11 o grande Rabino Bachya ibn Pekuda afirma: “Quem descobrir em sua personalidade e natureza uma atração por um comércio específico, e seu corpo está apto para isso e pode suportar sua dificuldade, deve persegui-lo e torná-lo seu meio de ganhar a vida.”

Em outras palavras, use o que está na sua bolsa. Lá você encontrará um propósito. E, também lucro.

Além disso, todos nós carregamos algo em nossa bolsa que podemos erroneamente considerar inútil, os fracassos e os desafios. Não é lixo. É um tesouro. Esse momentos lhe ensinaram empatia em uma área específica. Assim, é muito provável que esteja ligado a como você pode servir aos outros.Agora estamos

começando a substituir a velha (e terrível) pergunta de “o que você quer ser quando crescer?” para a pergunta muito melhor:

"Qual problema você gostaria de resolver?"

Há um ótimo exercício japonês chamado Ikigai. Consiste em encontrar a intersecção das respostas a quatro perguntas:

1.      O que você ama fazer?

2.      No que você é bom?

3.      O que o mundo precisa?

4.      O que o mundo está disposto a pagar?

Você encontrará áreas onde suas respostas às quatro perguntas se cruzam. Pegue a dica. Explorar isso. Sim, aí está o seu propósito e lucro. Nisso está o que o Rabino Bachya diz que você “deveria buscar” e “torná-lo seu meio de ganhar a vida”.

Cuidado com o fato de que, a maioria de nós acredita em duas mentiras que muitas vezes nos impedem de encontrar ou perseguir esse ponto de interseção:

1)     “Eu nunca poderia ganhar dinheiro fazendo isso”

2)     “Quem sou eu para fazer isso?”

Se isso descreve você, elimine essas duas mentiras por alguns minutos. Agora, escreva cinco coisas que você estaria fazendo em sua vida ideal, se essas mentiras não estivessem no caminho. Sem limitações, basta escrever cinco coisas que você adoraria fazer com sua vida.

Agora, respire fundo. Olhe para sua lista e responda:

Qual dessas cinco coisas parece mais expansiva? Qual delas te excita mais? Preste atenção nesse sentimento. Há sabedoria ali. Circule essa resposta.

Meu palpite é que, é muito semelhante a algo que saiu bastante forte em seu Ikigai.

Finalmente, encontre três pessoas online ou offline que estejam fazendo o que você gostaria de fazer com sua vida. Anote o que você ama sobre o que eles estão fazendo.

Agora, escreva como VOCÊ faria diferente. Espaço branco! Bingo!

Volte para as duas mentiras e reflita sobre o seguinte:

1.      “Eu nunca poderia ganhar dinheiro fazendo isso.”

D’us tem infinitas maneiras de enviar dinheiro às pessoas. Ele apenas pediu para você aparecer e fazer:
“D'us o abençoará em tudo o que você fizer” (Deuteronômio 15:18 ).

2.      “Quem sou eu para fazer isso?”

A melhor pergunta é “Quem é você não?” Isso não é sobre você ou seu ego. Trata-se de como você serve ao mundo de D'us com o que Ele lhe deu. Você tem uma responsabilidade moral para com sua alma, D'us e Seu mundo, de fazer aquilo que só você pode fazer.

Dê uma olhada cuidadosa para dentro bem dentro de sua bolsa. Busque o propósito, e D'us cuidará do lucro!

Sorria com Alegria Rav Sany

Rabino Sany Sonnenreich (Redes @BYRAVSANY) Contato Palestras: RAVSANY.COM

Sobre o autor: 

Rabino Sany Sonnenreich é presidente do Instituto Rav Sany e diretor da entidade Olami Faria Lima que faz parte de uma rede com 320 unidades pelo mundo focadas em direcionar o público jovem a uma vida de valores. Ele apresenta o programa Rav Sany Live Show na Tv Gazeta e tem forte presença nas redes sociais Youtube, Instagram, TikTok e Facebook (@byravsany) com mensagens de vida rápidas, bem-humoradas e motivantes numa linguagem acessível a todos e constantemente é chamado para representar a comunidade judaica na imprensa.

Compartilhe  

últimas notícias