Diário de São Paulo
Siga-nos
IMUNIZAÇÃO

Vacina contra dengue é adicionada ao SUS; entenda

O anúncio da inclusão da vacina contra a dengue foi feita pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (21)

O anúncio da inclusão da vacina contra a dengue foi feita pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (21) - Imagem: Reprodução/Freepik
O anúncio da inclusão da vacina contra a dengue foi feita pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (21) - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 27/12/2023, às 10h13


Na última quinta-feira (21), o Ministério da Saúde anunciou que, incorporou a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Nísia Trindade, ministra da Saúde, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

Segundo a CNN, conhecida como Qdenga, a vacina não vai ser disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população", informou a ministra.

E acrescentou: 

A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações".

A estratégia para conseguir realizar a utilização da quantitativo de vacinas será definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que também vão estipular o público-alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. Essas estratégias devem ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Segundo informação do laboratório, a previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro e o esquema vacinal será composto por duas doses.

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.

Compartilhe  

últimas notícias