Diário de São Paulo
Siga-nos
UP NA DIETA

Trocar o suco natural por refrigerante zero durante a dieta ajuda emagrecer? Entenda

O suco é rico em vitaminas e o refrigerante zero não tem calorias; especialistas respondem qual é o melhor para perda de peso

O suco é rico em vitaminas e o refrigerante zero não tem calorias; especialistas respondem qual é o melhor para perda de peso - Imagem: Reprodução/Freepik
O suco é rico em vitaminas e o refrigerante zero não tem calorias; especialistas respondem qual é o melhor para perda de peso - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 03/02/2024, às 15h21


Muitas vezes, o processo de emagrecer é desafiador e requer disciplina, principalmente na dieta e no treino. Isso por que um dos pontos mais importantes para a perda de peso é o déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que a quantidade consumida.

Com esse pensamento, algumas pessoas preferem trocar o suco natural - que contém as calorias das frutas - por refrigerante zero. Afinal, o refrigerante não vai aumentar as calorias consumidas no dia, ao contrário do suco. Mas, esse raciocínio faz sentido?

Se levar em consideração a simples contagem de calorias para o emagrecimento, faz sentido fazer a troca. Porém, quando avaliamos um paciente em emagrecimento, não levamos apenas o consumo calórico em consideração. É preciso pensar no metabolismo como um todo", respondeu Patrícia Santiago, pós-graduada em Nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Segundo a CNN, a especialista explicou que o refrigerante zero costuma conter adoçantes artificiais em sua composição, o que pode aumentar a glicemia e, consequentemente, a insulina e comprometer o metabolismo do paciente. Tudo isso só torna o objetivo de perder peso mais difícil de ser alcançado.

O suco feito de maneira natural, com frutas integrais e sem a adição de açúcar, pode trazer benefícios importantes para o processo de emagrecimento.

Frutas são capazes de disponibilizar nutrientes, antioxidantes e compostos bioativos para favorecer a ativação metabólica, facilitando o emagrecimento", afirmou Mariana Moretti, nutricionista funcional integrativa da Clínica Mantelli.

Porém, é sempre preciso ter uma certa cautela com a forma como a bebida será consumida.

É importante ter cuidado no preparo para manter o máximo de fibras possíveis, evitando coar o suco, pois a eliminação dessas fibras reduz a saciedade e aumenta os níveis de insulina, causando a fome como efeito rebote", explicou Patrícia.

Já o refrigerante zero, apesar de não ter calorias, contém adoçantes artificiais.

Segundo alguns estudos, a presença de ácido fosfatídico nos refrigerantes aumenta o fator de risco para câncer e podem ter efeitos variados na saúde a longo prazo", alertou a nutróloga.

Fora que, a nutricionista Mariana ressaltou que o refrigerante é uma bebida pró-inflamatória, ou seja, favorece a inflamação do corpo, o que não é interessante para quem quer emagrecer.

A desinflamação sistêmica precede o emagrecimento saudável. Por isso, vale mais a pena ajustar o horário em que o suco será consumido, a quantidade e a frequência da ingestão, ao invés de substituí-lo por uma bebida ultraprocessada pró-inflamatória", completou.

Resumindo, é melhor optar por bebidas naturais, sem açúcar ou adoçantes, para o emagrecimento e manutenção da saúde no geral.

Também é sempre bom lembrar que devemos dar prioridade para o consumo das frutas em si, pois nelas estão contidas as fibras que auxiliam na saciedade", completou Patrícia.
Compartilhe  

últimas notícias