O produto deve ser declarado "possivelmente cancerígeno para humanos"
Vitória Tedeschi Publicado em 30/06/2023, às 10h48
A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (na sigla em inglês: IARC), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde), vai classificar um dos adoçantes artificiais mais comuns do mundo como potencial cancerígeno.
A informação é da agência Reuters, que conversou com pessoas ligadas ao órgão e indicou que o aspartame, adoçante usado em refrigerantes sem açúcar como a Coca-Cola, será declarado como "possivelmente cancerígeno para humanos".
Além disso, foi informado que a decisão foi tomada depois de uma reunião de especialistas externos. O grupo é responsável por avaliar se uma substância representa potencial perigo com base em todas as evidências publicadas.
A classificação não informará qual é a quantidade do adoçante que pode ser ingerida com segurança. Essa informação cabe ao JECFA, comitê internacional de especialistas científicos administrado conjuntamente pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS.
Vale citar que os adoçantes artificiais não nutritivos são alvo da OMS desde maio, quando a agência indicou que eles não devem ser usados para perda e manutenção do peso corporal. A diretriz incluia o aspartame.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Esposa de Zé Neto se manifesta depois do marido sofrer acidente
VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas
Lara Nesteruk expõe detalhes absurdos da separação polêmica em vídeo
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada