Diário de São Paulo
Siga-nos
Aspartame

Veja qual ingrediente da Coca Zero será considerado com potencial cancerígeno pela OMS

O produto deve ser declarado "possivelmente cancerígeno para humanos"

OMS classificará adoçante de Coca Zero como potencial cancerígeno; entenda - Imagem: reprodução redes sociais
OMS classificará adoçante de Coca Zero como potencial cancerígeno; entenda - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 30/06/2023, às 10h48


A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (na sigla em inglês: IARC), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde), vai classificar um dos adoçantes artificiais mais comuns do mundo como potencial cancerígeno.

A informação é da agência Reuters, que conversou com pessoas ligadas ao órgão e indicou que o aspartame, adoçante usado em refrigerantes sem açúcar como a Coca-Cola, será declarado como "possivelmente cancerígeno para humanos".

Além disso, foi informado que a decisão foi tomada depois de uma reunião de especialistas externos. O grupo é responsável por avaliar se uma substância representa potencial perigo com base em todas as evidências publicadas.

A classificação não informará qual é a quantidade do adoçante que pode ser ingerida com segurança. Essa informação cabe ao JECFA, comitê internacional de especialistas científicos administrado conjuntamente pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS.

Vale citar que os adoçantes artificiais não nutritivos são alvo da OMS desde maio, quando a agência indicou que eles não devem ser usados para perda e manutenção do peso corporal. A diretriz incluia o aspartame.

Compartilhe  

últimas notícias