Diário de São Paulo
Siga-nos
Você sabia?

Semana de trabalho de 4 dias reduz esgotamento profissional e traz benefícios; saiba mais

Estudo divulgado terça-feira (21) comprovou vantagens tanto para empregadores quanto funcionários

Jornada de trabalho de 4 dias - Imagem: reprodução Freepik
Jornada de trabalho de 4 dias - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 24/02/2023, às 08h28


Na última terça-feira (21), um grande estudo internacional foi publicado, mostrando que a jornada de trabalho de quatro dias traz benefícios tanto para os empregadores quanto para os funcionários.

Conforme informações do Metrópoles, o teste, coordenado pela organização '4 Day Week Global', é considerado o maior do mundo sobre o esquema de quatro dias.

A experiência comprovou que a semana profissional mais curta é capaz de reduzir o burnout — causado por estresse crônico provocado pelo trabalho, seus principais sintomas são esgotamento mental, exaustão e redução de produtividade — em 71%, sem afetar a produtividade das empresas.

É importante lembrar que o experimento foi realizado com 2,9 mil trabalhadores de 61 empresas do Reino Unido dos ramos marketing, TI, financeiro, de consultoria, varejista, habitação, hotelaria e recrutamento.

Com duranção de seis meses, entre junho e dezembro de 2022, o teste fez com que as companhias reduzissem a jornada de trabalho de seus funcionários em 20%, sem qualquer alteração salarial.

Como resultado, sete em cada dez (71%) funcionários relataram níveis mais baixos de burnout e aproximadamente quatro em cada dez (39%) afirmaram se sentir menos estressados graças ao horário reduzido.

Em consequência, os chefes aumentaram a eficiência de suas equipes com períodos de foco sem interrupção, reuniões mais curtas e listas de tarefas no fim do dia.

Compartilhe  

últimas notícias