Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança e saúde

Mulher descobre doença por alerta de aparelho da Apple

O equipamento possui funções que auxiliam na segurança e saúde do indivíduo

Uma mulher descobriu uma arritmia cardíaca grave depois de procurar médicos por causa de um alerta do Apple Watch. - Imagem: reprodução I Site The Sun
Uma mulher descobriu uma arritmia cardíaca grave depois de procurar médicos por causa de um alerta do Apple Watch. - Imagem: reprodução I Site The Sun

Juliane Moreti Publicado em 16/01/2023, às 19h18


Uma mulher britânica, identificada como Elaine Thompson, pode ter descoberto outra doença pelos alertas que recebeu do aparelho Apple Watch, um relógio de alta tecnologia vendido pela empresa multinacional Apple.

Em um primeiro momento, a recomendação de comprar o relógio foi feita pela filha, para que Elaine acompanhasse o quadro de epilepsia sofrido desde 2018. Isso porque é um aparelho com recursos de saúde e segurança.

Ao adquirir o produto, Elaine, aos 59 anos de idade, teve uma surpresa. Em abril do ano passado, ela recebeu uma notificação sobre sua frequência cardíaca alterada, junto com a recomendação, pelo smartwatch, que buscasse um médico com urgência.

apple-watch-notifica-irregularidades
O aparelho notificou irregularidades no ritmo cardíaco. Imagem: reproduçao I The Sun 

Ela então decidiu passar por exames relacionados a um possível problema no coração. Os resultados não comprovaram nenhuma causa específica para o acontecimento. Para ter certeza, Elaine teve a opção de usar um monitor cardíaco que registraria com eficácia seus batimentos (eletrocardiograma). 

Em uma madrugada enquanto dormia fazendo o uso do aparelho, foi registrado que, por 19 segundos, Elaine ficou sem batimentos cardíacos. Na hora de retornar para o médico, depois desse resultado, ela foi diagnosticada com um bloqueio atrioventricular.

A doença é, portanto, um tipo de arritmia grave, como um distúrbio na parte elétrica do órgão, que causa cansaço, enjoo e desmaio por afetar a capacidade de bombeamento do coração. Ele pode ser identificado ao longo da vida.

Os médicos disseram que eu precisava colocar o marca-passo, e já marcamos a cirurgia para o dia seguinte. Vou usar para o resto da vida, mas é um alívio saber que eu tentei descobrir qual era o problema. Se não tivesse procurado um médico, poderia estar morta, contou ela ao The Sun, durante uma entrevista.
Compartilhe  

últimas notícias