Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Emagrecer de forma rápida pode ser prejudicial à sua saúde?

Emagrecimento. - Imagem: Freepik
Emagrecimento. - Imagem: Freepik

Tarlis Santos Publicado em 19/10/2022, às 09h45


Os principais erros de quem quer emagrecer rapidamente

Emagrecer rápido é o sonho de muitas pessoas. Mas pesquisas mostram que o ideal é emagrecer 1 kilo por semana, de forma saudável! Se alimentar bem, fazer exercícios físicos continuamente e manter bom acompanhamento multidisciplinar. 

Quem perde peso de forma rápida, não perde apenas gordura, mas também músculo e líquidos, além de ter muito mais chances de engordar novamente. É o chamado efeito sanfona. O indivíduo emagrece, volta a comer em excesso, faz novamente a dieta, mas depois volta a engordar… Um ciclo que faz mal à saúde e traz diversos problemas. 

Assim, o  principal erro de quem quer emagrecer é, ao alcançar o objetivo, voltar aos mesmos costumes de antigamente. Aqueles que fazem tratamento para emagrecer e muda os hábitos alimentares e cotidianos possuem mais chances de manter o novo peso.

Os riscos de emagrecer de forma rápida sem acompanhamento 

Dietas que prometem a perda de peso rápido, na maioria das vezes, incentivam o consumo de muitos poucos nutrientes e calorias. Assim, o organismo pode ser prejudicado. Confira os 4 principais problemas:

Redução do Metabolismo

A perda rápida de peso prejudica o funcionamento do metabolismo, que pode começar a ter dificuldades em seu processo. Pesquisas mostram que o prejuízo pode ser redução de 23% da queima de calorias e continuar após o término da dieta. 

Além disso, certos hormônios são prejudicados, ocasionando também a perda de massa muscular.

Deficiências Nutricionais

As deficiências nutricionais podem trazer diversos problemas ao indivíduo, como anemia, desidratação, escorbuto e problemas de visão. Além disso, problemas intestinais, como diarreia e vômitos, e até cálculos biliares podem surgir.  

A falta de nutrientes também  ocasiona prejuízos ao cabelo e as unhas, que podem enfraquecer e até cair. Assim, privar o organismo de nutrientes essenciais, como sódio, fósforo, potássio, ferro e Vitamina B12 podem causar problemas sérios. 

Problemas no fígado

Emagrecer de forma rápida pode prejudicar o fígado. O órgão pode ter dificuldades para realizar suas funções e ocasionar disfunção hepática.

Queda na Imunidade

O emagrecimento rápido também ocasiona problemas como fraqueza, tonturas, fadiga e fome. Além disso, o sistema imunológico pode ficar prejudicado. Assim, o corpo estará mais propenso a doenças e infecções. 

A melhor forma de emagrecer de forma saudável

Por todos esses motivos, emagrecer corretamente requer cuidado e atenção! É necessário perder peso de forma saudável. Se você estiver muito acima do peso, o ideal é procurar um médico e iniciar um tratamento contra a obesidade. 

O índice de massa corporal (IMC) é o parâmetro utilizado para saber a adequação do peso. De acordo com os valores obtidos através desse cálculo, é possível definir se você está com o peso adequado à sua altura (peso ideal), se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade.

Assim, o tratamento da obesidade depende de vários fatores, como, por exemplo, o grau da doença e a presença ou não de patologias relacionadas (comorbidades). 

Não é um processo fácil e, em hipótese alguma, o tratamento deve ser iniciado sem a avaliação e orientação de um profissional de saúde especializado

Mais do que a perda de peso, o tratamento da obesidadevisa a redução ou melhoria das comorbidades. Mudanças no estilo de vida auxilia para que a pessoa retorne à condição de saúde ideal.

Não podemos pensar que, para emagrecer, devemos apenas parar de comer. Tudo depende de um acompanhamento médico e nutricional. Procure o seu médico de confiança e peça uma orientação para perder peso de forma saudável. 

Em meu Instagram @tarlissantos te dou dicas e também tiro dúvidas. Comentem lá nesta publicação.

Compartilhe  

últimas notícias