Diário de São Paulo
Siga-nos

Bi mundial de karatê muda de categoria e comemora “dieta de engorda” para as Olimpíadas

Pela primeira vez na história, o karatê fará parte do programa das Olimpíadas, em Tóquio. E, para participar do torneio, o brasileiro Douglas Brose adotou uma

karatê
karatê

Redação Publicado em 20/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h29


Douglas Brose sai da categoria até 60kg, tentará vaga no peso 75kg para Tóquio e comemora porção maior de carne e possibilidade de comer doces na nova dieta

Pela primeira vez na história, o karatê fará parte do programa das Olimpíadas, em Tóquio. E, para participar do torneio, o brasileiro Douglas Brose adotou uma estratégia ousada: mudar de categoria, sair do peso leve, até 60kg, para os médios, até 75kg. Para ganhar massa muscular, mudou a dieta e os treinamentos com o foco no torneio pré-olímpico, que será em junho, na França:

– Quando eu vi que não tinha mais chances matemáticas (de classificar no peso leve), eu falei que ia apostar no pré-olímpico, e seria na categoria menos 75 quilos né? E ali começou toda uma troca de estratégia na troca de treinamento físico, ganho de peso, hoje estou beirando os 70 quilos – disse Douglas.

Douglas Brose seletiba karate — Foto: Renato Aoki/ Além do Kiai

Douglas Brose seletiba karate — Foto: Renato Aoki/ Além do Kiai

– Esse é um dos lados bons de mudar de categoria então, agora, eu posso dar uma caprichada boa aqui no prato. Carne, sempre foi meu forte, então como aumentou a porção de proteína, para mim foi bom, ao invés de comer um ou dois pedaços, posso comer dois ou três, então foi bacana ter esse up. Hoje posso ter a liberdade de comer um doce a mais, no fim de semana a mais ou alguma coisa assim – disse.

O currículo de Douglas é extenso. Aos 35 anos, tem dois títulos mundiais (2010 e 2014, ambos no peso até 60kg), além de quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, sempre na categoria até 60kg.

Nos últimos anos, Douglas sofreu com algumas lesões e, por isso, deixou de ser o titular do peso leve no Brasil. Vinicius Figueira, que é o atual vice-campeão mundial e está no top 5 do ranking mundial, está bem perto da vaga olímpica, o que fez com que Douglas fizesse a estratégia de mudar de categoria. Passou a participar das competições até 75kg, venceu a seletiva brasileira, e assim, vai competir no pré-olímpico, marcado para junho, na França.

– Não é o mais forte ou que tem o soco mais forte ou o chute mais forte que vai ganhar uma luta de karatê. É um esporte que ainda com toda essa precisão e velocidade, você ainda não pode ter um contato excessivo. Então isso faz uma luta de peso mais leve e mais pesado seja um pouco mais equiparada nessas valências físicas – explicou.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias