Diário de São Paulo
Siga-nos
Use sempre proteção!

Homem se infecta com Covid, HIV e nova Varíola ao mesmo tempo, saiba como!

O caso inédito foi divulgado pela revista "Journal of Infection"

O caso inédito foi divulgado pela revista "Journal of Infection" - Imagem: Pixabay
O caso inédito foi divulgado pela revista "Journal of Infection" - Imagem: Pixabay

João Perossi Publicado em 26/08/2022, às 11h40


Na Itália pesquisadores divulgaram um caso inédito de coinfecção tripla: um homem de 36 anos se infectou com os virus HIV, SARS-CoV-2 (Covid-19) e Monkeypox (varíola dos macacos) ao mesmo tempo.

O caso inédito foi divulgado pela revista científica "Journal of Infection". Segundo o artigo, os sintomas apareceram quando o paciente passou cinco dias na Espanha, em junho. Primeiro o italiano começou a apresentar febre, dor de garganta e outros sintomas típicos da Covid-19, e o teste deu positivo para a infecção.

Após constatar a infecção por SARS-CoV-2, o paciente começou a apresentar erupções na pele cheias de pus. Devido ao progresso rápido das feridas, o homem procurou um hospital, onde relatou que tomou duas doses da vacina contra a Covid-19 e que realizou um teste de HIV em 2019, que deu negativo.

Porém, o homem relatou também que teve relações sexuais sem proteção durante a viagem para a Espanha. No dia seguinte, ainda no hospital, foram colhidas amostras das feridas na pele e de sangue, que foram usadas para a análise de IST (infecções sexualmente transmissíveis).

Os testes acusaram positivo tanto para a nova varíola quanto para HIV-1, versão mais comum da doença. Já no terceiro dia as lesões formaram crostas e os testes seguiram acusando positivo para HIV e varíola.

No sexto dia os sintomas deixaram de evoluir, então o paciente foi liberado para isolamento em casa e o tratamento contra HIV. No final do artigo, pesquisadores reforçaram a importância do uso de preservativos durante o sexo, embora a varíola não seja previnida dessa maneira.

"Nosso caso enfatiza que a relação sexual pode ser a forma predominante de transmissão (do vírus monkeypox). Portanto, a triagem completa de ISTs é recomendada após o diagnóstico de varíola dos macacos. De fato, nosso paciente testou positivo para HIV-1 e, dada sua contagem de CD4 preservada, poderíamos supor que a infecção era relativamente recente”, finalizaram os médicos.

Compartilhe  

últimas notícias