Diário de São Paulo
Siga-nos
Mistério!

DIU desaparece dentro de mulher e médicos ficam chocados ao achá-lo em local inesperado

No início, a paciente acreditou estar grávida, mas os médicos descartaram a possibilidade ao descobrir outra coisa

DIU, dispositivo intrauterino inserido no interior da cavidade uterina, como método anticoncepcional - Imagem: Freepik
DIU, dispositivo intrauterino inserido no interior da cavidade uterina, como método anticoncepcional - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 25/04/2023, às 10h58


Uma mulher, de 30 anos, foi hospitalizada, dois meses após colocar o DIU, achando que pudesse estar grávida. No entanto, após exames, os médicos descartaram gravidez e constataram que o dispositivo intrauterino desapareceu dentro dela.

O caso chocante aconteceu no Hospital Jaber Al-Ahmad, no Kuwait, segundo o jornal britânico Mirror.

A mulher, cuja identidade não foi revelada, havia colocado o DIU um ano após o parto do primeiro filho. Em conversa com os médicos, ela explicou que o procedimento para a inserção foi difícil e passou por desconforto pélvico nos cinco dias seguintes. Mesmo assim, procurou atendimento achando que poderia estar grávida.

No entanto, no momento do atendimento, os médicos ficaram surpresos por não encontrar os fios do DIU na vagina da paciente, sobretudo, no exame de ultrassonografia transvaginal. Em seguida, eles solicitaram uma tomografia computadorizada e uma colonoscopia, que revelaram que o dispositivo havia se movido e estava localizado a 11 centímetros de profundidade no reto da mulher.

O episódio foi divulgado no portal de medicina, International Journal of Surgery Case Reports. No artigo, os médicos explica que a paciente corria risco de sofrer uma peritonite, infecção do revestimento interno do estômago, pois o dispositivo estava perfurando a lateral do reto.

Segundo os, estudos mostram que uma em cada mil mulheres têm o útero perfurado após colocar o DIU no mundo.

Compartilhe  

últimas notícias