Diário de São Paulo
Siga-nos
Emergência

"Gritava de dor", conta jovem que ficou com DIU 'perdido' por 5 dias

A moça ficou sangrando na cama enquanto aguardava a cirurgia

"Gritava de dor", conta jovem que ficou com DIU 'perdido' por 5 dias - Imagem: reprodução g1
"Gritava de dor", conta jovem que ficou com DIU 'perdido' por 5 dias - Imagem: reprodução g1

Vitória Tedeschi Publicado em 16/12/2022, às 17h19


Vitória da Silva Ferreira, de 23 anos, foi para um hospital municipal de Santos, no litoral de São Paulo com fortes dores e muito sangramento, onde descobriu que estava com um dispositivo intrauterino (DIU) 'perdido' em seu corpo, desde o último domingo (10).

No entanto, apenas na última quinta-feira (15), cinco dias após dar entrada com dores muito fortes, um médico conseguiu localizar e retirar o dispositivo durante uma cirurgia e ela finalmente voltou a sentir-se bem e sem dores.

Isso porque, Vitória deu entrada no Hospital Silvério Fontes no início desta semana para realizar a cirurgia para retirar do dispositivo. No entanto, a espera foi maior que o esperado. Segundo os familiares, a moça ficou sangrando na cama enquanto aguardava a cirurgia.

No entanto, o procedimento teve que ser adiado por pelo menos duas vezes, pois os profissionais simplesmente não localizavam o DIU.

"Comecei a sentir dores fortes na noite de domingo (10), por volta das 23h. Cheguei na UPA da Zona Noroeste na segunda-feira a tarde gritando de dor, e saí de lá a noite do mesmo jeito. Já no Silvério Fontes me atenderam bem, mas tentaram duas vezes retirar o DIU sem anestesia, e não estavam conseguindo porque ele estava preso dentro do útero", contou Vitória ao g1.

A jovem relatou também que na terceira tentativa de retirar o dispositivo, ela ficou duas horas e meia desacordada.

Me deram uma 'raqui' [raquianestesia] sem necessidade, e mesmo assim não conseguiram localizar o DIU. Mas, depois de cinco dias com dores, pois nenhum remédio adiantava, graças a Deus fiz a segunda ultrassom e fui direto para a sala de cirurgia, onde o DIU foi retirado", desabafou.

A espera de Vitória

A paciente estava há dias aguardando a remoção do dispositivo intrauterino (DIU), que estaria fora do lugar e lhe causa fortes dores.

De acordo Vivian da Silva Ferreira, irmã de Vitória, a jovem teria ido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Zona Noroeste na última segunda-feira (12) com fortes dores da região da barriga.

"Lá, eles colocaram ela em uma cadeira de rodas. Ela gritava de dor. Ficou uma hora e meia gritando de dor e descobriram que o DIU estava fora do lugar", afirmou.

No momento da espera, com as cobranças dos familiares que chegou a virar assunto na internet, a prefeitura de Santosse manifestou.

Em nota, afirmou que a paciente estava sendo medicada e monitorada pelos profissionais médicos do Complexo Hospitalar da Zona Noroeste.

"Está internada e recebe medicação para atenuar a dor desde o início do tratamento. Ela passará por exames nesta quinta-feira (15) para acompanhar os sintomas de dores abdominais e para constatar se o DIU está, de fato, no útero da paciente. Pois existe a possibilidade de o item ter sido expelido sem que a paciente tenha percebido", explicou à época.

Compartilhe  

últimas notícias