Diário de São Paulo
Siga-nos
MITO OU VERDADE?

Chocolate pode ser uma opção de pré-treino? Descubra

O chocolate é uma fonte de energia de rápida absorção; Nutrólogo explica se o doce é uma boa opção para consumir como pré-treino

O chocolate é uma fonte de energia de rápida absorção; Nutrólogo explica se o doce é uma boa opção para consumir como pré-treino - Imagem: Reprodução/Freepik
O chocolate é uma fonte de energia de rápida absorção; Nutrólogo explica se o doce é uma boa opção para consumir como pré-treino - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 30/03/2024, às 17h53


O chocolate é um dos doces mais consumidos no mundo e não é à toa: além de ser muito saboroso, ele libera hormônios relacionados ao bem estar, como a dopamina, serotonina e endorfina. Em sua versão amarga, por conter um alto teor de cacau, traz diversos benefícios para a saúde. Além disso, por conter açúcar, é uma fonte de carboidratos. Por isso, há quem acredite que o chocolate é uma opção de pré-treino.

De acordo com a CNN, consumir doces antes do treino não é exatamente uma novidade. Recentemente, tem se popularizado o consumo de doce de leite como pré-treino, por ser uma fonte de carboidratos de rápida absorção, fornecendo energia para o treino. Sendo assim, o chocolate também pode ser uma opção para o pré-treino?

Segundo o médico pós-graduado em endocrinologia e nutrologia, Rodrigo Neves, o chocolate pode sim ser utilizado como uma opção de pré-treino, desde que seja consumido com moderação.

Principalmente devido ao seu conteúdo de carboidratos, que pode fornecer energia, e devido à presença de compostos bioativos, como a teobromina e a cafeína, que têm potencial para melhorar o desempenho", explicou.

Confira os benefícios do chocolate no pré-treino:

  • Energia rápida: os carboidratos presentes no chocolate podem ser uma fonte de energia rápida, sendo benéfico para o desempenho no treino, especialmente em atividades de alta intensidade;
  • Melhora na função cerebral: a cafeína e a teobromina, presentes em quantidade variáveis no chocolate são conhecidas por ter propiedades estimulantes, podendo melhorar o foca, a concentração e a redução da percepção do esforço;
  • Benefícios para saúde cardiovascular: os estudos indicaram que, os flavonoides presentes no chocolate, especialmente no chocolate amargo, podendo melhorar a saúde cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial. Esses benefícios, teoricamente, podem contribuir para um melhor desempenho.

Mas, vale reforçar que é importante saber escolher qual chocolate consumir antes do treino. Pelo chocolate amargo possuir uma alta concentração de cacau, é a melhor opção.

O chocolate amargo é preferível ao leite ou ao chocolate branco como pré-treino devido ao seu maior conteúdo de cacau, que é rico em compostos bioativos como flavonoides. Esses compostos têm propriedades antioxidantes e podem promover uma série de benefícios à saúde, incluindo a melhoria da função endotelial e a redução da inflamação", explicou Neves.

Além disso, a versão amarga tende a ter menos açúcar e gordura em comparação com outros tipos de chocolate.

Quanto tempo antes do treino é bom consumir chocolate?

Para obter os melhores benefícios do chocolate como pré-treino, é preciso consumi-lo no momento certo. E, isso pode depender de diferentes fatores, incluindo a digestão individual e o tipo de treino planejado, conforme explicou o nutrólogo.

Geralmente, é recomendado consumi-lo cerca de 30 minutos a 1 hora antes do exercício. Isso dá tempo suficiente para que a cafeína e outros compostos bioativos sejam absorvidos e comecem a agir, além de permitir a digestão dos carboidratos para fornecer energia", orientou.

Entretanto, o especialista ainda ressaltou que, o consumo de chocolate, principalmente em quantidades maiores, pode não ser adequado para todos antes do exercício, principalmente para quem tem sensibilidade à cafeína ou possui problemas digestivos.

É sempre recomendável começar com pequenas quantidades para avaliar a tolerância individual", indicou Neves.

Por fim, vale relembrar de associar o chocolate a uma alimentação equilibrada e inserir outras opções de alimentos como pré-treino na rotina, trazendo uma variedade de alimentos para a dieta.

Compartilhe  

últimas notícias