Diário de São Paulo
Siga-nos
Alimentação

Barra de Proteína: pré ou pós-Treino? Descubra o momento ideal para consumir

Entenda os benefícios e como escolher a barra ideal para seus objetivos e necessidades

Barra de Proteína: pré ou pós-Treino? Descubra o momento ideal para consumir - Imagem: Reprodução/Freepik
Barra de Proteína: pré ou pós-Treino? Descubra o momento ideal para consumir - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 05/03/2024, às 17h48


No universo fitness, a alimentação desempenha um papel crucial na obtenção de resultados desejados. As barras de proteína se tornaram uma opção prática e saborosa para quem busca nutrição extra antes ou depois dos treinos.

Entre os muitos debates que surgem, a questão sobre o momento ideal para consumir barras de proteína é uma das mais comuns. Afinal, são mais eficazes no pré ou pós-treino? A resposta depende de seus objetivos e necessidades individuais.

“No pré-treino, as barras podem fornecer uma fonte conveniente de aminoácidos e carboidratos. O que ajuda a sustentar a energia durante a atividade física e estimula a síntese proteica antes do treino. No pós-treino, o período crítico para a recuperação muscular e a síntese de proteínas, as barras de proteínas oferecem uma fonte rápida de aminoácidos. Para apoiar o reparo muscular”, explicou Felipe França, nutricionista da Soloh Clínica para o Sportlife.

Antes de consumir a barra, é crucial analisar seus ingredientes. Isso garante que ela atenda às suas necessidades nutricionais específicas.

“É muito importante observar a proposta dietética, pois algumas barras apresentam uma quantidade calórica alta e assim vão interferir na proposta, por exemplo: do emagrecimento”, ressaltou Felipe.

Combinar a barra com outros alimentos, independentemente do horário, pode oferecer uma gama completa de nutrientes e hidratação adequada.

“A barra de proteínas pode ser suficiente se contiver quantidades moderadas de carboidratos no pré-treino. No entanto, para treinos intensos e prolongados pode ser útil combinar a barra com uma fonte adicional de carboidratos, como frutas ou uma bebida esportiva para garantir energia rápida. No pós-treino, a combinação da barra de proteínas com uma fonte de carboidratos pode ser benéfica para repor os estoques de glicogênio.”

Apesar da barra de proteína ser bem proteica, ela não substitui uma alimentação completa: “As refeições convencionais proporcionam uma variedade de nutrientes, incluindo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Apesar de seu teor protéico, as barras de proteínas não fornecem todos esses componentes em quantidades suficientes. Substituir refeições completas por essas barras pode resultar em deficiências nutricionais.”

Compartilhe  

últimas notícias