Diário de São Paulo
Siga-nos
Amargo

Cientistas descobrem metais pesados e tóxicos em chocolates de marcas famosas; veja a lista

De acordo com os especialistas, as crianças são as mais prejudicadas

Cientistas descobrem metais pesados e tóxicos em chocolates de marcas famosas; veja a lista - Imagem: Unsplash
Cientistas descobrem metais pesados e tóxicos em chocolates de marcas famosas; veja a lista - Imagem: Unsplash

Nathalia Jesus Publicado em 07/03/2023, às 12h33


Uma pesquisa divulgada pela revista científica Consumer Reports apontou uma informação alarmante sobre alguns chocolates amargos vendidos por marcas famosas no segmento, como Lindt e Hershey's.

Nas informações compiladas pelo portal Fernando Beteti, o estudo indica uma incidência de fragmentos de metais pesados e tóxicos para a saúde de seres humanos. Das 28 barras de chocolate amargo analisadas, cientistas encontraram cádmo e chumbo em todas elas.

Segundo os especialistas responsáveis pelo estudo, o consumo em grande quantidade desse tipo de elemento pode acarretar em diversas interferências na saúde, como problemas pulmonares, cognitivos, câncer e até levar à morte precoce.

Além dos problemas já citados, perda de memória, pressão alta, dor abdominal e variações anormais de humor também podem ser sintomas desenvolvidos pela exposição excessiva às substâncias.

Ainda de acordo com os cientistas, as crianças são o público mais prejudicado dentro deste cenário. Isso porque elas podem desenvolver danos cerebrais e ao sistema nervoso, o que pode gerar problemas no aprendizado e comportamento.

Os especialistas também ressaltaram que, em 23 das barras analisadas, o consumo de apenas 30 gramas do produto já levaria uma pessoa a um nível de exposição às substâncias tóxicas que é considerado prejudicial pelas autoridades de saúde pública.

Mesmo que todas as barras tenham apresentado uma taxa mínima de chumbo e cádmo, não foram todas que tiveram níveis alarmantes. Por essa razão, alguns produtos foram classificados como mais seguros.

Confira a lista abaixo:

cadmo-chocolates
Chocolates que apresentaram um teor elevado de cádmo (substância tóxica) na composição. Imagem: reprodução / Consumer Reports
chumbo-chocolates
Chocolates que apresentaram um teor elevado de chumbo (substância tóxica) na composição. Imagem: reprodução / Consumer Reports
cadmo-chumbo-chocolates
Chocolates que apresentaram um teor elevado de chumbo e cádmo (substâncias tóxicas) na composição. Imagem: reprodução / Consumer Reports
chocolates-amargos-seguros
Barras de chocolates amargos consideradas as mais seguras, de acordo com os especialistas. Imagem: reprodução / Consumer Reports
Compartilhe  

últimas notícias