Diário de São Paulo
Siga-nos
Doença viral

Casos de dengue triplicam no Brasil

Dados mostram não somente o aumento, mas a possível causa dos fatos

Os casos positivos do vírus da dengue triplicaram no começo do ano de 2023 até março. - Imagem: reprodução I Freepik
Os casos positivos do vírus da dengue triplicaram no começo do ano de 2023 até março. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 11/04/2023, às 14h25


No Brasil, os casos positivos do vírus da dengue (DENV), transmitido pela picada do mosquito fêmea Aedes aegypt, triplicaram no começo do ano de 2023 até março. As fortes chuvas podem explicar o aumento.

Os dados são da rede de laboratórios da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), de acordo com informações do G1. Entre as suspeitas nos primeiros meses, foram confirmados 1210 casos, o que representa 26% do total. Poucos meses depois, esse número subiu para 34%. 

''Não supreende porque vivemos uma temporada de chuvas com o acúmulo de água. Lembrando que sempre é preciso cuidar dos depósitos de água, já que o mosquito se reproduz em águas limpas'', explicou Wildom Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed. 

As pessoas infectadas com o vírus sentem sintomas como febre, erupções cutâneas, dores musculares e articulares. O diagnóstico é relizado com exame médico, tendo o resultado rapidamente. Caso o indivíduo seja contaminado pela segunda vez, os riscos são maiores.

O tratamento inclui a ingestão de líquidos e analgésicos, passados com auxílio médico e, em curto prazo, dias ou semanas, o paciente volta a se apresentar saudável em estado de saúde. Para evitar a contaminação, o ideal é não deixar aguá acumulada, evitando a proliferação do inseto. 

Compartilhe  

últimas notícias