Diário de São Paulo
Siga-nos
Greve

São Paulo terá greve de ônibus nesta quarta-feira? Saiba tudo sobre a paralização

A greve deverá afetar 1,5 milhão de pessoas nesta quarta-feira (03)

São Paulo terá greve de ônibus nesta quarta-feira? Saiba tudo sobre a paralização - Imagem: Reprodução/Pexels
São Paulo terá greve de ônibus nesta quarta-feira? Saiba tudo sobre a paralização - Imagem: Reprodução/Pexels

Manoela Cardozo Publicado em 03/07/2024, às 09h11


O Sindicato dos Motoristas (Sindmotoristas) anunciou a greve dos ônibus municipais de São Paulo a partir das 0h desta quarta-feira (03).

Conforme informações do Metrópoles, a paralisação pode impactar o deslocamento de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, responsáveis por 4,2 milhões de embarques diários, cerca de 60% do sistema de transporte da cidade.

Os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 3,69%, além de um aumento real de 5% e a reposição das perdas salariais ocorridas durante a pandemia.

A decisão pela greve foi tomada em assembleia na última sexta-feira (28) e confirmada após reunião na tarde desta terça-feira (02). A greve deve atingir principalmente os sistemas estrutural e de articulação, que incluem cerca de 7.300 ônibus em mais de 800 linhas operadas por empresas associadas ao SPUrbanuss, o sindicato patronal da capital.

Já as linhas do sistema de distribuição, predominantemente na periferia e anteriormente parte do sistema de cooperativas, não devem participar da paralisação. Estas linhas transportam cerca de 1 milhão de passageiros diariamente, resultando em quase 3 milhões de embarques.

Nos bastidores, a paralisação é vista como uma demonstração de força da nova liderança do sindicato, agora sob o comando de Edivaldo Santiago, que recentemente assumiu a posição após vencer uma disputa com o antigo líder, José Valdevan Noventa.

Compartilhe  

últimas notícias