Diário de São Paulo
Siga-nos
Viagem Presidencial

Lula é convidado pela Ucrânia para visitar Kiev e entender a realidade da guerra

O presidente afirmou que o Ocidente estava contribuindo para a continuidade do conflito

Lula foi convidado a compreender realidade da guerra da Ucrânia - Imagem: reprodução Twitter
Lula foi convidado a compreender realidade da guerra da Ucrânia - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 18/04/2023, às 08h53


Depois de ser acusado de ser favorável à Rússia, o governo da Ucrânia convidou Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, a visitar Kiev para "compreender" a realidade da guerra.

Conforme informações do UOL Notícias, na última segunda-feira (17), Lula recebeu o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, para fazer uma mediação internacional na guerra da Ucrânia.

Ainda no domingo, o presidente afirmou que o Ocidente estava contribuindo para a continuidade do conflito.

Como resultado, o governo dos Estados Unidos acusou o Brasil de estar "papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto", enquanto Lula afirmou seu objetivo é promover uma iniciativa de paz.

Oleg Nikolenko, porta-voz da diplomacia ucraniana, utilizou o Facebook para criticar o presidente brasileiro por colocar "a vítima e o agressor no mesmo nível" e por atacar os aliados da Ucrânia que estão ajudando a "proteger-se de uma agressão assassina".

Oleg pediu a Lula que "compreenda as reais causas e a essência" da guerra na Ucrânia, iniciada pela invasão russa em fevereiro de 2022.

A Rússia, sob sanções dos países ocidentais, desenvolveu uma ofensiva diplomática para convencer as potências emergentes de que só está se defendendo contra os Estados Unidos, uma mensagem que será repetida durante a semana pelo chanceler russo em vários países da América Latina.

Compartilhe  

últimas notícias