Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

Tarcísio de Freitas recebe apoio do MDB para disputa do segundo turno

O partido tem 58 prefeitos em São Paulo, quase 10% do total do estado

Tarcísio de Freitas recebe apoio do MDB para disputa do segundo turno - Imagem: reprodução Youtube
Tarcísio de Freitas recebe apoio do MDB para disputa do segundo turno - Imagem: reprodução Youtube

Vitória Tedeschi Publicado em 05/10/2022, às 17h16


Nesta quarta-feira (5), o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu oficialmente o apoio do MDB de São Paulo para a disputa do segundo turno, que será realizado no próximo dia 30 de outubro. O partido tem 58 prefeitos em São Paulo, quase 10% do total do estado.

A oficialização aconteceu durante uma reunião online, comandada pelo prefeito de Jaguariúna e coordenador das campanhas do MDB no estado, Gustavo Reis, e contou com a participação dos presidentes nacionais do MDB: o deputado Federal reeleito Baleia Rossi (SP), do Republicanos, Marcos Pereira, e do PSD, Gilberto Kassab, partido do candidato a vice-governador da chapa, Felicio Ramuth.

Em dado momento do encontro, o presidente nacional do partido, destacou que "o MDB é um partido de raízes democráticas e a vontade da maioria sempre irá prevalecer nas suas decisões partidárias". "A força do MDB é o seu compromisso inegociável com a democracia", completou.

Para Gustavo Reis, presidente da Associação Nacional dos Prefeitos do MDB, o partido também valoriza a opinião de seus integrantes e respeita a escolha da maioria. "O MDB tem compromisso com São Paulo e o Brasil. A sua história está diretamente ligada ao fortalecimento da democracia", destacou.

Após a decisão da direção Nacional do MDB de liberar os filiados a seguir os candidatos que quiserem, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, também anunciou apoio a Tarcísio de Freitas.

Para apoiá-lo, Nunes pediu uma contrapartida: que ele se comprometesse, caso eleito, a manter a participação do estado em programas e projetos realizados em parceria com a prefeitura da capital. Exigência que foi aceita pelo candidato do Republicanos.

"Fizemos essa conversa com relação aos cinco pontos que a prefeitura colocou. O ponto da mobilidade, da alta complexidade, da cracolândia, da revitalização do centro e das operações de defesa integrada das águas, que é importante para a segurança hídrica. É importante a gente reconstituir as áreas de manancial, as matas ciliares, combater os loteamentos irregulares, então tem um alinhamento total com a prefeitura de São Paulo, e eu tenho certeza que esse alinhamento e essa sinergia do governo do estado com a prefeitura vai fazer com que a gente faça a diferença na vida do cidadão, que é o que todo mundo quer", pontuou o candidato a governador.

Após a declaração do apoio, Tarcísio afirmou estar "extremamente" feliz e honrado com a nova aliança e afirmou se tratar de um partido "de muita tradição, de muita história no Brasil", com integrantes "excelentes".

Além disso, ele afirmou ter certeza de que vencerá Fernando Haddad (PT) no segundo turno. Nesta quarta-feira, além de Ricardo Nunes, o candidato aliado de Jair Bolsonaro (PL) conversou também com os prefeitos de Itapetininga (SP), Jeferson Brun (PSDB), e de Jaguariúna (SP), Gustavo Reis (MDB).

A todos os chefes de Executivos municipais deu "a garantia da continuidade das políticas públicas, dos convênios, das obras, que é muito importante isso". "Boas políticas públicas precisam ser preservadas, e o que a gente quer é dar aquela modernidade, dar aquela acelerada onde a gente precisa".

Compartilhe  

últimas notícias