Diário de São Paulo
Siga-nos
MEIO AMBIENTE

''Situação de emergência climática'', diz Marina Silva sobre incêndios no Amazonas

O governo federal anunciou mais medidas de combate nesta sexta-feira (13)

Marina Silva cita que incêndios no Amazonas geram '' situação de emergência climática no Brasil''. - Imagem: reprodução I Instagram @mmeioambiente
Marina Silva cita que incêndios no Amazonas geram '' situação de emergência climática no Brasil''. - Imagem: reprodução I Instagram @mmeioambiente

Juliane Moreti Publicado em 14/10/2023, às 10h36


Nesta sexta-feira (13), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o Governo Federal está enviando mais 300 brigadistas e duas aeronaves adicionais para auxiliar no combate a incêndios no Amazonas.

De acordo com informações do portal Terra, a grande seca no estado brasileiro provocou também uma grande nuvem de fumaça sobre a capital de Manaus, e muitos moradores mostraram em vídeos como está a situação preocupante. 

''Não existe fogo natural na Amazônia, ou é criminoso ou é desmatamento. Há ateamento de fogo em áreas privadas e públicas de forma ciminosa'', disse Marina, durante uma entrevista coletiva, ao discutir sobre a questão das queimadas com outras autoridades. 

Ainda conforme o portal, o governo comentou que sessenta cidades, das sessenta e duas existentes no Amazonas, declararam estado de emergência por causa da seca, com, também, poucas chuvas e baixa qualidade do ar.

''Se não tivéssemos reduzido o desmatamento em quase 50%, estaríamos vivendo um apocalipse (...) Nesse momento, estamos vivendo uma situação de emergência climática no Brasil'', considerou a ministra. 

Anteriormente, algumas medidas tinham sido tomadas: 149 novos brigadistas, a doação de 200 conjuntos de equipamentos e a alocação de dois helicópteros para a região, além do aumento da fiscalização, com cerca de 11 mil multas

Compartilhe  

últimas notícias