Diário de São Paulo
Siga-nos

Comitiva de ministros liderada por Alckmin visita Amazonas para avaliar crise de seca e incêndios

Governo planeja dragar rios Solimões e Madeira para melhorar transporte na região

Comitiva de ministros liderada por Alckmin visita Amazonas para avaliar crise de seca e incêndios - Imagem: Divulgação / Institutlo Mamirauá
Comitiva de ministros liderada por Alckmin visita Amazonas para avaliar crise de seca e incêndios - Imagem: Divulgação / Institutlo Mamirauá

Marina Roveda Publicado em 04/10/2023, às 08h30


Em meio a uma grave seca e incêndios que afetam o Amazonas e outros estados da Região Norte do Brasil, uma comitiva de ministros, encabeçada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, desembarcou em Manaus nesta quarta-feira (4) para avaliar a situação de perto.

A comitiva ministerial, composta por diversos representantes de pastas do governo federal, incluindo Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), José Múcio Monteiro (Defesa), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e outros, tem como objetivo verificar a crise que afeta não apenas o estado do Amazonas, mas também Rondônia e Acre, devido à intensa seca na região.

Os ministros, além de se reunirem com autoridades locais, como o governador Wilson Lima e prefeitos, têm a intenção de visitar comunidades impactadas pela seca e incêndios, bem como dialogar com líderes locais, empresários e representantes da sociedade civil. Um sobrevoo pela capital amazonense também está previsto na agenda.

Até o momento, 23 municípios no Amazonas estão em situação de emergência devido à severa seca, conforme boletim do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental. Do total de 62 municípios do estado, 35 estão em situação de alerta, dois em atenção e dois em normalidade. Em Manaus, que também decretou estado de emergência, a vazante do Rio Negro atingiu níveis historicamente baixos, enquanto incêndios nas proximidades da cidade têm causado poluição do ar.

A seca tem impactado negativamente os moradores das áreas rurais e ribeirinhas, dificultando o acesso a alimentos e água potável. O governo federal, em conjunto com os governos estaduais e municipais, está tomando medidas para auxiliar a população afetada, incluindo a distribuição de alimentos, água potável e combustível. O Ministério da Saúde enviará kits de medicamentos e primeiros socorros, e as Forças Armadas poderão ser acionadas para auxiliar na logística de distribuição.

Além da seca, outra preocupação é o impacto ambiental, que inclui a morte de mais de 100 botos cor-de-rosa e tucuxis na região do Lago de Tefé, possivelmente relacionada ao calor e à seca histórica dos rios. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mobilizou equipes para investigar as causas dessas mortes.

Durante a visita dos ministros ao Amazonas, o governo federal planeja assinar uma ordem de serviço para a dragagem de trechos dos rios Solimões e Madeira, com o objetivo de melhorar a navegação e a logística de transporte na região. 

Compartilhe  

últimas notícias