Diário de São Paulo
Siga-nos
Política

DECISÃO: saiba se Nicolás Maduro virá ou não para a posse de Lula

Uma nova portaria foi publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União

Nicolás Maduro e Lula - Imagem: reprodução Twitter
Nicolás Maduro e Lula - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 30/12/2022, às 08h55


Ainda em 2019, Jair Bolsonaro e o então ministro da Justiça, Sergio Moro, baixaram uma portaria que proibia a entrada do presidente venezuelano Nicolás Maduro no Brasil.

Acontece que o documento em questão não reconhecia Maduro como o chefe de Estado da Venezuela e, ainda na época, o governo brasileiro fechou a Embaixada do Brasil em Caracas. 

Por causa desta portaria, o grande aliado de Lula (PT) não poderia vir para a cerimônia de posse do presidente eleito em Brasília, que está marcada para o próximo domingo (01).

A equipe de transição estava tentando, juntamente ao Itamaraty, uma forma de garantir a presença de Maduro no evento, desde a vitória do petista nas eleições de outubro.

Ao que parece, a pressão funcionou. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Bolsonaro finalmente cedeu e, na última quinta-feira (29), o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, assinou uma portaria que revogava a anterior, assim permitindo a entrada do presidente da Venezuela no Brasil.

Nicolás Maduro deve desembarcar no Brasil no próprio dia 01 de janeiro. E mesmo com a grande resistência do governo Bolsonaro, a cerimônia terá número recorde de chefes de Estado. 

Compartilhe  

últimas notícias