Diário de São Paulo
Siga-nos
Demissão em massa

Elon Musk, novo dono do Twitter, toma atitude drástica contra funcionários

Cerca de metade dos colaboradores da empresa devem ser afetados

Elon Musk, novo dono do Twitter, toma atitude drástica contra funcionários - Imagem: divulgação
Elon Musk, novo dono do Twitter, toma atitude drástica contra funcionários - Imagem: divulgação

Nathalia Jesus Publicado em 04/11/2022, às 11h04


Elon Musk, o mais novo dono do Twitter, anunciou aos funcionários da empresa na última quinta-feira (03) que a partir da manhã de hoje (04), irá reduzir drasticamente o quadro de colaboradores da plataforma, que, atualmente, conta com 7.500 funcionários.

"Começaremos o difícil processo de reduzir nosso quadro global nesta sexta-feira", dizia o e-mail ao qual a Agence France-Presse teve acesso.

O comunicado confirmaria os boatos de demissão em massa que já estavam sendo espalhados desde que Elon Musk assumiu a empresa, após uma compra de 44 bilhões de dólares.

Ainda não se sabe quantos funcionários serão desligados do Twitter. De acordo com o jornal Washington Post, o número pode chegar a metade 3.500, metade do quadro atual.

Ainda no comunicado oficial o Twitter informou que os crachás de todos os colaboradores estariam desativados e, por isso, a sede da empresa, que fica na Califórina, não abrirá nesta sexta-feira.

Na nota divulgada ontem, a empresa comprada pelo bilionário afirmou que aqueles que mantiverem seus empregos serão notificados através de uma mensagem em seus e-mails profissionais. Por outro lado, os escolhidos para serem desligados da multinacional serão avisados por uma mensagem em seus e-mails particulares.

"Reconhecemos que algumas pessoas que fizeram contribuições significativas para o Twitter serão afetadas, mas essa ação infelizmente é necessária para garantir o sucesso da empresa no futuro", comunicou o Twitter.

"O processo de demissão em andamento é uma farsa e uma desgraça. Os lacaios da Tesla tomam decisões sobre pessoas sobre as quais nada sabem. É completamente absurdo", disse Taylor Leese, diretor da equipe de engenheiros que afirma ter sido demitido.

A agência Bloomberg relatou nesta sexta-feira uma ação coletiva dos funcionários do Twitter contra Elon Musk. Os colaboradores afirmam que o comunicado de demissão infringe as leis trabalhistas de aviso prévio vigentes no estado da Califórnia.

Assim que se tornou o dono da rede social, Elon Musk demitiu CEO e outros executivos da empresa, além de desmontar o Conselho Administrativo.

Segundo fontes internas, o biliionário teria convocado engenheiros da Tesla para supervisionar o trabalho realizado na plataforma.

Compartilhe  

últimas notícias