Diário de São Paulo
Siga-nos
Mudanças

Reforma tributária é aprovada com folga em 2° turno na Câmara

A aprovação é considerada uma vitória do governo Lula

Reforma tributária é aprovada com folga em 2° turno na Câmara - Imagem: Agência Brasil
Reforma tributária é aprovada com folga em 2° turno na Câmara - Imagem: Agência Brasil

Nathalia Jesus Publicado em 07/07/2023, às 09h00


Em uma votação surpreendente, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta sexta-feira (07) o texto-base da PEC da Reforma Tributária. A discussão sobre um novo modelo de sistema tributário se arrasta há mais de 30 anos no Brasil.

A sessão foi encerrada antes da conclusão da votação no segundo turno, à 1h53. No entanto, os deputados ainda precisam analisar possíveis mudanças no texto. A análise será retomada nesta sexta, às 10h.

A votação na Câmara ocorre em dois turnos. Segundo informações do g1, as discussões tiveram início por volta das 11h da quinta-feira (06). Em segundo turno foram 375 votos a favor, 113 contra a PEC e três abstenções. Em primeiro turno, foram 382 votos a favor e 118 votos contra. Eram necessários 308 votos para a aprovação da proposta. Finalizada essa etapa, o texto segue para análise no Senado.

Durante a votação, desenhos de algumas uniões que pareciam improváveis se confirmaram na Câmara. As articulações para a aprovação da reforma uniiu esforços de diferentes correntes políticas e econômicas, que contou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), atuando diretamente nas negociações, além do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, governadores, prefeitos e líderes partidários.

Ainda que haja divergências sobre o texto, o entendimento é que a simplificação do sistema tributário é fundamental para atrair investimentos e desenvolvimento para o país, além de impulsionar o crescimento do produto interno bruto (PIB).

Compartilhe  

últimas notícias