Diário de São Paulo
Siga-nos

Reforma tributária: Ministro da Fazenda destaca transição gradual e impactos cruciais para a sociedade

Fernando Haddad ressalta a importância da reforma e seu impacto positivo na economia brasileira

Fernando Haddad. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Fernando Haddad. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 27/06/2023, às 08h49


Nesta segunda-feira, 26, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), expressou seu otimismo em relação à aprovação da reforma tributária pela Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, o modelo em discussão no Parlamento facilita a construção de um consenso, e ele acredita que os impactos da reforma serão diluídos ao longo do tempo.

No entanto, Haddad reconhece que as negociações nesta reta final se tornam mais complexas, devido às diversas manifestações sobre a medida. O ministro nega concessões sendo feitas durante as tratativas e afirma que, quando o presidente Arthur Lira (Progressistas) retornar, eles buscarão maneiras de angariar o maior apoio possível para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

Haddad ressalta que não estão interessados em votar a PEC com apenas 308 votos, mas sim com um amplo apoio, pois a reforma é algo que beneficiará toda a sociedade. Ele considera o processo de transição lento, porém correto, e destaca que há muito trabalho pela frente.

Durante uma conversa com jornalistas, o ministro enfatizou que a reforma tributária pode trazer um "salto de qualidade" na produtividade da economia brasileira. Ao ser questionado sobre o fundo de compensação de R$ 75 bilhões, reivindicado pelos governadores, Haddad destacou a importância do equilíbrio, afirmando que resolver um problema a curto prazo não deve resultar em prejuízos futuros.

Com a esperança de impulsionar a economia do país e alcançar um sistema tributário mais eficiente, Fernando Haddad continua trabalhando para obter o apoio necessário à aprovação da reforma tributária, que visa beneficiar toda a sociedade brasileira.

Compartilhe  

últimas notícias