Diário de São Paulo
Siga-nos
Viagem oficial

Lula viaja nesta semana a Londres para evento importante do rei Charles III

O presidente também pretende se reunir com o primeiro-ministro britânico

Lula viaja nesta semana para Londres para acompanhara a coroação do rei Charles III - Imagem: Agência Brasil
Lula viaja nesta semana para Londres para acompanhara a coroação do rei Charles III - Imagem: Agência Brasil

Nathalia Jesus Publicado em 02/05/2023, às 09h44


Está marcada para esta semana a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Londres, onde irá acompanhar a cerimônia de coroação do rei Charles III, que acontecerá no próximo sábado (06).

A data exata da partida de Lula ainda não está definida, mas deve ser entre a quinta-feira (04) e a sexta-feira (05).

Antes da cerimônia real, o presidente brasileiro tem uma reunião bilateral marcada com Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, na sede do governo britânico, no número 10 da Downing Street.

Entre os assuntos que devem ser discutidos está a defesa do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas. A Inglaterra já havia sinalizado o desejo de participar do Fundo Amazônia, e pode confirmar o seu apoio na participação da COP-30, sediada na cidade de Belém, no Pará, em 2025.

Recorrente nos últimos discursos internacionais de Lula, a guerra na Ucrânia também deverá ser discutida pelas autoridades. Os dois países já manifestaram opiniãos diferentes sobre os conflitos no Leste Europeu. Com uma rivalidade histórica com a Rússia, a Inglaterra é o segundo país que mais contribui com as tropas ucranianas, ficando atrás somente dos EUA.

O comércio e a economia também serão temas discutidos na reunião. Os britânicos estão na 20ª posição entre os parceiros comerciais do Brasil. Conforme dados do Ministério da Indústria e Comércio, a balança comercial entre os dois países movimentou apenas US$ 6,45 bilhões. Um acordo para o fim da bitributação pode estar no radar, segundo informações da CNN.

Compartilhe  

últimas notícias